Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 13-10-2010

Estimulados a ler e interpretar
Os alunos da EEEFM �Presidente Kennedy� est�o sendo estimulados a lerem mais
Estimulados a ler e interpretar
Foto: Luciana Maximo

Os alunos da EEEFM "Presidente Kennedy" est�o sendo estimulados a lerem mais. O resultado do �ndice de Desenvolvimento da Educa��o B�sica � IDEB de 2009 n�o foi bacana para a escola que para mudar a realidade idealizou alguns projetos de Leitura. Entre eles o Lendo, Aprendendo e Discutindo na Escola e est�o sendo explorada a leitura dos livros: Gr�vida aos 14 anos e Dom Quixote.

Com o apoio incondicional da diretora Eliane de Mello Vianna e a pedagoga Alice Medeiros, os professores da �rea de Linguagens e C�digos idealizaram a iniciativa.

As 5� s�ries matutinas e vespertina bem como as 6� s�ries foram estimuladas a lerem a obra Dom Quixote aonde v�rias atividades vem sendo desenvolvidas. Desde produ��o de quadrinhos, contagem de hist�rias, exibi��o de filmes, interpreta��o teatral entre outros.

J� as 7�, 8� e o Ensino M�dio est�o lendo o livro Gr�vida aos 14 anos. Neste trabalho os professores vem fazendo uma s�rie de atividades voltadas ao tema gravidez precoce. Na semana passada a 7� s�rie encenou uma pe�a teatral com o enredo da obra. Montaram cartazes sobre as DST�s, produziram reportagens e fizeram avalia��o. Nesta semana participar�o de uma mesa redonda com o pastor da Igreja Batista Cenildo Rangel que deve abordar sobre a import�ncia da fam�lia, do casamento, do amor e da necessidade de di�logo.

Espera-se ainda um debate com a Secret�ria de Sa�de do Munic�pio que dever� ser convidada a abordar sobres os riscos e preju�zos de uma gravidez precoce.

A pretens�o, segundo uma das professoras de L�ngua Portuguesa Luciana Maximo � oportunizar aos alunos a conhecerem cl�ssicos desde cedo para que ao chegarem ao Ensino M�dio eles estejam acostumados a ler e consigam interpretar melhor. "Mais que isso, precisamos melhorar nossos �ndices e fazer nossos alunos a tomarem gosto pela leitura. Um aluno que ler mais, escreve melhor e se comunica com clareza", disse a professora.


    Fonte: Luciana Maximo
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir