Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 13-10-2010

Chile antecipa início do resgate de mineiros
Operação deve começar na noite desta terça; previsão anterior era 0h de quarta
Chile antecipa início do resgate de mineiros
www.abril.com.br

O início da operação de resgate dos mineiros soterrados na mina de San José, no Chile, deve acontecer às 20h desta terça-feira (12), informa o periódico chileno "El Mercurio". De acordo com a publicação, nesse horário haverá a primeira descida da cápsula de resgate, que seguirá vazia para testar o túnel que liga a superfície ao local onde estão às vítimas.

Se não houver falhas neste primeiro teste, a operação segue com o envio de um dos quatro membros da equipe de resgate que dará suporte aos mineiros no subsolo. Eles descerão com medicamentos.

Em um cálculo conservador, a cápsula deve levar 20 minutos para descer, 20 minutos para ser preparada e outros 15 para subir, de acordo com gerente de riscos René Aguilar. Ao todo, são 55 minutos gastos para o resgate de cada um dos mineiros.

Depois de sair e passar por exames médicos, as víimas serão levadas de helicóptero ao Hospital Regional de Copiapó, em um trajeto de cerca de 10 minutos.

Os primeiros a serem resgatados devem ser os quatro considerados com melhor estado de saúde e mais ágeis, para que possam reagir a qualquer imprevisto. Os dez mineiros mais debilitados deixarão a mina a partir da quinta retirada.

Cerca de 2 mil pessoas estão acampadas ao redor da mina, entre parentes das vítimas, jornalistas, técnicos e voluntários que trabalham no resgate.

Os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e da Bolívia, Evo Morales, devem chegar à região do Deserto do Atacama às 18h para acompanhar o início do resgate. A imprensa internacional que está no local para cobrir a retirada dos mineiros não terá acesso à área próxima a mina, apenas a imprensa nacional do chile. Por isso, telões serão instalados do lado de fora da mina, para que os jornalistas possam acompanhar a operação.

Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir