Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 14-10-2010

Os mineiros chegaram a comer a cada 48 hs
A dieta era composta por duas colheres de atum em conserva, um pequeno copo de leite, metade de um biscoito e pequenos pedaços de pêssego em caldas, segundo reportagem do jornal "El País"
Os mineiros  chegaram a comer a cada 48 hs
Foto: www.abril.com.br



O último dos mineiros a ser resgatado no Chile, na noite de quarta-feira (13), após 69 dias soterrado com outros 32 colegas, Luis Urzúa contou alguns detalhes dos momentos em que estavam na mina San José. Ele afirmou que um dos piores fatores, era a falta de comida nos primeiros dias, de acordo com reportagem do jornal espanhol "El País". "No final [destes primeiros dias], estávamos comendo a cada 48 horas para deixar algo mais para frente", explicou o mineiro.

A dieta era composta por duas colheres de atum em conserva, um pequeno copo de leite, metade de um biscoito e pequenos pedaços de pêssego em caldas, de acordo com o jornal. Os mineiros chegaram a fazer tentativas de sair da mina por conta própria, contou Urzúa, e muitos "fizeram coisas que não eram as melhores" disse.



No entanto, após 17 dias de incerteza, uma sonda encontrou os funcionários da mina com vida e as esperanças voltaram a permear o local. O mineiro lembrou que quando a sonda chegou, todos esqueceram os protocolos e as regras que estavam seguindo lá embaixo e queriam abraçar o martelo que perfurou o orifício por onde o equipamento passou, informou a reportagem do "El País".

Luis Urzúa, de 54 anos, tem 31 de experiência em minas e foi um dos líderes dos funcionários. Ele teve um papel fundamental para tentar manter a ordem e a calma entre os mineiros durante os 69 dias.


Fonte: www.abril.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir