Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-10-2010

Rainha Elizabeth II cancela festa de Natal
Rainha Elizabeth II durante cerim�nia em Hanover em julho
Rainha Elizabeth II cancela festa de Natal
Foto: AFP

LONDRES � A rainha Elizabeth II da Inglaterra cancelou a recep��o que oferece a cada dois anos para os funcion�rios da Casa Real por ocasi�o do Natal, afirmando ser necess�rio "mostrar certa modera��o" nestes tempos de austeridade econ�mica, informaram nesta quinta-feira seus representantes.

"Dado o clima econ�mico atual, pensamos que era apropiado mostrar certa modera��o", declarou � AFP um porta-voz do pal�cio de Buckingham, a resid�ncia oficial da soberana brit�nica.

A festa bianual estava programada este ano para o dia 13 de dezembro, e haviam sido convidades 1.200 serventes e outros funcion�rios do pal�cio, segundo o tabloide The Sun. O evento, financiado com fundos privados da rainha, custa cerca de 50.000 libras (80.000 d�lares), ainda de acordo com o jornal. O pal�cio n�o confirmou estes n�meros.

A "Christmas Party" permite que os empregados da Casa Real (cerca de 600) se misturem com a fam�lia real em um contexto mais informal. "� comum ver a rainha dan�ar com um criado ou o pr�ncipe Philip (seu marido) valsando com uma empregada", contou um servente entrevistado pelo Sun.

Em junho, o governo brit�nico adotou um programa de austeridade para eliminar quase todo o d�ficit p�blico, que chegou a 10,1% do PIB em 2010, um dos mais altos entre os pa�ses desenvolvidos.

A austeridade n�o perdoou nem a fam�lia real, que precisou aceitar um congelamento da "lista civil", os fundos p�blicos destinados aos gastos correntes da rainha e de seu marido

Rainha Elizabeth II cancela festa de Natal para seus funcion�rios

Rainha Elizabeth II durante cerim�nia em Hanover em julho

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir