Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 15-10-2010

Angelina Jolie quer desfazer mal-entendido que a impediu de rodar seu filme
Atriz Angelina Jolie caminha com membros de equipe durante filmagens na B�snia
Angelina Jolie quer desfazer mal-entendido que a impediu de rodar seu filme
Foto: AFP

SARAJEVO � A atriz Angelina Jolie afirmou nesta sexta-feira que deseja reunir-se com as v�timas da guerra para esclarecer os mal-entendido depois que as autoridades da B�snia revogaram sua autoriza��o para rodar no pa�s algumas das cenas de seu primeiro filme como diretora.

Angelina Jolie, embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), manifestou a vontade de encontrar as mulheres v�timas da guerra entre as comunidades mu�ulmana e s�rvia de 1992-1995, segundo uma mensagem difundida pelo Acnur em Sarajevo.

"Tenho um grande respeito pela obra da associa��o Mulheres V�timas da Guerra (...) e gostaria de ter a oportunidade de falar com elas pessoalmente para esclarecer qualquer mal-entendido sobre este projeto", afirmou Jolie segundo o comunicado.

"A decis�o de realizar um filme sobre esta regi�o e de coloc�-la na Hist�ria tem a finalidade de recordar �s pessoas o que aconteceu na B�snia h� pouco tempo e chamar a aten��o para os sobreviventes da guerra", destacou a atriz.

"Minha esperan�a � que as pessoas n�o fa�am nenhum julgamento at� que tenham visto o filme", acrescentou.

A decis�o de anular a autoriza��o das filmagens casou pol�mica em Sarajevo, onde muitos esperavam pela chegada da estrela de Hollywood.

A diretora b�snia Jasmila Zbanic, cujo filme "Grbavica" ganhou o Urso de Ouro na Berlinale de 2006, denunciou o ato "primitivo e totalit�rio" das autoridades.

Gabrilo Grahovac, ministro da Cultura da Federa��o Croato-Mu�ulmana, uma das duas entidades da B�snia, anunciou na quarta-feira que anularia a permiss�o de filmagem em territ�rio b�snio do longa-metragem de Angelina Jolie.

O ministro voltou atr�s em uma decis�o tomada em setembro pelo mesmo Minist�rio, depois de uma reuni�o com membros de uma associa��o local de mulheres mu�ulmanas estupradas durante a guerra da B�snia, num epis�dio de limpeza �tnica.

A imprensa b�snia argumentou recentemente que o filme tratava de uma hist�ria de amor entre uma mulher mu�ulmana violentada e seu carrasco, um s�rvio, durante a guerra entre as duas comunidades que devastou a B�snia na d�cada de 90.

Para que Angelina Jolie possa obter novamente a autoriza��o para filmar na B�snia, ser� necess�rio que o filme conte "uma hist�ria diferente da que � conhecida hoje, depois do que nos disseram �s pessoas que leram o roteiro", decidiu o minist�rio.

O script, como foi descrito pela imprensa b�snia, indignou associa��es de v�timas da guerra.

"A hist�ria � baseada em uma mentira. Entre os milhares de testemunhos de mulheres estupradas durante a guerra, n�o existe um que conte uma hist�ria de amor entre a v�tima e seu carrasco", disse � AFP Bakira Hasecic, presidente da associa��o "Mulheres v�timas da guerra" de Sarajevo.

Mas o co-produtor b�snio do filme, Edin Sarkic, respons�vel pela empresa "Scout Film", negou veementemente essa vers�o e declarou � AFP que somente na quarta-feira entregou o roteiro para o Minist�rio da Federa��o Croato-Mu�ulmana.

"Todos julgam as coisas sem mesmo saber do que se tratam, j� que ningu�m leu o roteiro", enfatizou Sakic � AFP.

Segundo a revista americana Variety, o filme trata simplesmente de uma hist�ria de amor entre um s�rvio e uma b�snia no in�cio da guerra e da influ�ncia do conflito em seu relacionamento

Angelina Jolie quer desfazer mal-entendido que a impediu de rodar seu filme

Atriz Angelina Jolie caminha com membros de equipe durante filmagens na B�snia

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir