Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-10-2010

Chávez fecha acordos com a Rússia e incita luta anti-imperialista
Acordos importantes no setor de energia foram assinados por ambos os mandatários
Chávez fecha acordos com a Rússia e incita luta anti-imperialista
Foto: AFP

MOSCOU — O presidente venezuelano, Hugo Chávez, fechou nesta sexta-feira com o colega russo, Dimitri Medvedev, importantes acordos no setor petroleiro e para a construção da primeira usina nuclear na Venezuela, incitando a Rússia a lutar contra o "imperialismo".

"A União Soviética deixou um legado, vocês são os filhos da União Soviética", declarou o presidente venezuelano durante entrevista coletiva conjunta com Medvedev.

Aquela "grande Revolução Russa" construiu um caminho que "agora a Rússia, generosa, põe à disposição não só da Venezuela mas dos povos do terceiro mundo, dos povos do mundo, da África, da América Latina, do Caribe", acrescentou Chávez.

Ele instou, ainda, os dirigentes russos a deixarem que "a Rússia siga neste empenho, de contribuir ao desenvolvimento dos povos do mundo, como uma grande nação que é, de contribuir para a construção de um novo mundo".

"Obrigado a Vladimir (Putin), obrigado a Dimitri (Medvedev)", disse, referindo-se, respectivamente, ao premier e ao colega russos pelo primeiro nome, depois de lançar duras críticas ao "imperialismo" americano.

Anteriormente, autoridades dos dois países assinaram uma série de acordos nas áreas de petróleo, energia nuclear e automobilístico.

Desta forma, foi assinado um acordo pelo dirigente da agência russa de energia atômica Rosatom, Serguei Kirienko, e um funcionário venezuelano, para a construção da primeira usina deste país na América Latina.

"Por que a Venezuela não teria uma usina? Isto dá independência, inclusive em caso de queda dos preços do petróleo. Nossas economias são vulneráveis, temos conversado", declarou Medvedev.

"Será algo importante como aporte, não só para a Venezuela, mas um aporte tecnológico para o futuro, que requer a diversificação das fontes energéticas", disse, por sua vez, o presidente venezuelano.

A questão da usina nuclear já havia sido negociada durante visita de Vladimir Putin a Caracas, em abril passado.

Os Estados Unidos anunciaram que acompanharão "muito de perto" o acordo para que a Rússia construa uma usina nuclear na Venezuela, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

"Isto é algo que vigiaremos muito, muito de perto", disse Crowley a jornalistas.

"Esperamos de Venezuela, Rússia ou qualquer outro país que busque este tipo de tecnologia que assuma suas obrigações internacionais", acrescentou.

O primeiro grupo petroleiro russo, Rosneft, por sua vez, assinou um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a empresa pública Petróleos de Venezuela para comprar sua metade da Ruhr Oël, que controla importantes instalações de refino na Alemanha, e cujos outros 50% pertencem à britânica BP.

Outro documento assinado durante esta cerimônia no Kremlin dá apoio dos dois países ao projeto da TNK-BP - co-empresa na Rússia do grupo petroleiro britânico e terceiro produtor russo de petróleo - de adquirir ativos da BP na Venezuela.

"Estamos fazendo o certo, aproximando nossas empresas e fazendo, ainda, empreendimentos conjuntos na área petroleira. Temos inúmeros projetos em andamento e outros em estudo", disse Chávez.

Outro acordo de cooperação foi assinado entre a Venezuela e a empresa automotiva russa Autovaz, fabricante dos carros Lada, que Chávez elogiou após dirigir um automóvel da marca em Moscou.

Quanto ao tema da mineração, o presidente venezuelano disse que "não estabelecemos ainda nenhum acordo firme, mas vamos caminhando para lá".

"A Rússia está no meu coração", disse anteriormente ao colocar, em Moscou, a pedra fundamental de um monumento ao heroi nacional de seu país, Simón Bolívar.

A Rússia é a primeira escala de um giro internacional que levará o presidente venezuelano para Belarus e Ucrânia, bem como a Irã, Síria e Líbia.

A Venezuela se tornou um interlocutor-chave da Rússia na América Latina, durante um longo tempo considerada terreno reservado dos Estados Unidos e onde Moscou tenta aumentar sua presença.

Chávez fecha acordos com a Rússia e incita luta anti-imperialista

Acordos importantes no setor de energia foram assinados por ambos os mandatários

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir