Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-10-2010

Jornal: PF liga quebra de sigilos à pré-campanha de Dilma
Segundo a edição desta quarta-feira (20) do jornal Folha de S. Paulo, a Polícia Federal (PF) já identificou
Jornal: PF liga quebra de sigilos à pré-campanha de Dilma
Foto: http://2.bp.blogspot.com

Segundo a edição desta quarta-feira (20) do jornal Folha de S. Paulo, a Polícia Federal (PF) já identificou quem encomendou as quebras de sigilo fiscal de dirigentes do PSDB junto à Receita Federal, denunciados em junho pelo mesmo diário.

De acordo com a publicação, as investigações da PF apontam que o jornalista Amaury Ribeiro Jr., ligado ao "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), conseguiu, por intermédio do despachante Dirceu Rodrigues Garcia, os dados da filha e do genro do candidato à presidência José Serra, Veronica Serra e Alexandre Bourgeois, do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e de outros integrantes do partido. Ainda segundo a reportagem, Dirceu confessou à PF que recebeu R$ 12 mil de Amaury Ribeiro Jr. para conseguir os dados dos dirigentes tucanos.

De acordo com a reportagem da Folha, Dirceu Rodrigues Garcia fazia o contato com o office-boy de São Paulo Ademir Cabral, que acionava outro despachante, Antonio Carlos Atella. Era Atella quem obtinha os dados por meio de falsificação de uma solicitação de cópia de documentos da Receita ou através do despachante Fernando Araújo Lopes, que pagava à funcionária Adeilda dos Santos, lotada na agência de Mauá (SP) da Receita Federal, para acessar os dados usando a senha de sua chefe, Antonia A. Silva.

A Folha de S. Paulo aponta também que o elo estabelecido entre Amaury Ribeiro Jr. e Dirceu Rodrigues Garcia foi revelado pelo cruzamento de extratos telefônicos obtidos pela PF com autorização judicial. De acordo com a investigação da PF, citada pela reportagem, os dados foram encomendados em outubro de 2009, quando o jornalista Amaury Ribeiro Jr. ainda tinha vínculo profissional com o jornal O Estado de Minas.

O "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma era responsável pelo "levantamento de informações e confecção de dossiês que pudessem ser usados na campanha contra adversários", diz a reportagem. Na época, o responsável pela comunicação da pré-campanha da candidata petista era o jornalista Luiz Lanzetta, que, segundo o jornal, participou de um encontro com Amaury Ribeiro Jr. em 20 de abril deste ano, em um restaurante de Brasília.

Jornal: PF liga quebra de sigilos à pré-campanha de Dilma

Segundo a edição desta quarta-feira (20) do jornal Folha de S. Paulo, a Polícia Federal (PF) já identificou

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir