Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-10-2010

Zapatero, debilitado pela crise, anuncia reforma ministerial
Zapatero realizar� a segunda grande mudan�a de seu segundo mandato
Zapatero, debilitado pela crise, anuncia reforma ministerial
Foto: AFP

MADRI � O presidente do governo espanhol, Jos� Luis Rodr�guez Zapatero, anunciou nesta quarta-feira uma importante renova��o do gabinete ministerial, em um momento de baixa nas pesquisas, com o pa�s afetado pela crise econ�mica e as reformas, e antes das elei��es regionais de 2011.

Zapatero ter� Alfredo P�rez Rubalcaba como novo n�mero dois e Trinidad Jim�nez como nova ministra de Assuntos Exteriores, entre outras mudan�as.

"Chegou o momento de fazer uma importante renova��o do governo", afirmou Zapatero, para quem o novo Executivo vai "voltar-se com um esfor�o renovado para a tarefa priorit�ria: completar as reformas econ�micas e sociais necess�rias para a recupera��o da economia".

"Havia uma certa expectativa de parte da opini�o p�blica e nosso eleitorado vinha reclamando uma tomada de iniciativa, uma a��o forte de ofensiva pol�tica", explicou Zapatero, que tamb�m pretende fortalecer o discurso pol�tico do Executivo.

"Este ser� o governo das reformas, da recupera��o definitiva da economia e do emprego", completou o primeiro-ministro, que tamb�m citou a "for�a renovada" do Executivo com os recentes acordos com os partidos PNV e Coaliz�o Canaria no Congresso para a aprova��o do or�amento de 2011.

Esta � a segunda grande mudan�a no segundo mandato de Zapatero.

A remodela��o, que era considerada uma possibilidade desde o fim de 2009 em consequ�ncia da queda de Zapatero e do Partido Socialista Oper�rio Espanhol (PSOE) nas pesquisas, influenciada pela crise econ�mica que obrigou o governo a adotar um duro pacote de cortes para enfrentar a situa��o e reduzir o d�ficit e o �ndice de desemprego de 20%.

Uma pesquisa recente deu 15% de vantagem ao Partido Popular (PP) sobre o PSOE em uma eventual elei��o geral, a maior vantagem da oposi��o nas inten��es de voto desde meados de 2009.

A reforma acontece a poucos meses das elei��es municipais e regionais de 2011. As pr�ximas legislativas acontecer�o apenas em 2012.

A primeira vice-presidente do governo, Mar�a Teresa Fern�ndez de la Vega, que ocupava o cargo desde o primeiro mandato de Zapatero, em 2004, foi substitu�da pelo atual ministro do Interior, Alfredo P�rez Rubalcaba, que vai permanecer nesta pasta e tamb�m ser� o porta-voz do Executivo.

O ministro de Assuntos Exteriores, Miguel Angel Moratinos, outro que estava no cargo desde o in�cio do governo Zapatero, em 2004, d� lugar a Trinidad Jim�nez, atual ministra da Sa�de e que j� foi secret�ria de Estado para a Ibero-Am�rica.

Os minist�rios da Igualdade e Habita��o, que tinham como titulares Bibiana A�do e Beatriz Corredor, foram extintos, como exigia o PP como parte dos cortes governamentais para enfrentar a crise.

O ministro do Trabalho, Celestino Corbacho, que j� tinha a sa�da prevista para atuar na campanha das elei��es regionais da Catalunha, foi substitu�do por Valeriano G�mez, ex-l�der sindical, e a n�mero tr�s do PSOE, Leire Paj�n, � a nova ministra da Sa�de.

Outros dois dirigentes do PSOE entraram no Executivo. Ram�n J�uregui, atualmente eurodeputado e que j� teve muitos cargos em governos regionais do Pa�s Basco, � o novo ministro da Presid�ncia, respons�vel pelo relacionamento com os grupos pol�ticos no Parlamento.

Rosa Aguilar, ex-prefeita de C�rdoba pelo partido Esquerda Unida e membro do governo regional da Andaluzia desde 2009 como independente, � a nova ministra do Meio Ambiente, Rural e Marinho no lugar de Elena Espinosa, outra que estava no minist�rio desde 2004.

Zapatero, debilitado pela crise, anuncia reforma ministerial

Zapatero realizar� a segunda grande mudan�a de seu segundo mandato


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir