Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-10-2010

Tumulto no Rio vira guerra de versões entre PT e PSDB
Imagens mostram Serra sendo atingido por objeto leve; campanha diz que foi outro
Tumulto no Rio vira guerra de versões entre PT e PSDB
Foto: ferramula.blogspot.com

O clima de guerra que tomou conta das campanhas eleitorais no segundo turno foi acirrado nesta semana após o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, ter sido supostamente agredido por petistas durante caminhada no Rio de Janeiro na última quarta-feira (20).

Versões diferentes do fato motivaram uma troca de acusações entre as duas campanhas e até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sua opinião sobre o assunto, comparando o tucano ao goleiro chileno Roberto Rojas – que simulou um ferimento para anular um jogo contra a seleção brasileira.

Serra disse ter sido atingido na cabeça por um "pesado objeto" durante conflito que envolveu militantes do PT e do PSDB, em evento de campanha do tucano na zona oeste da capital fluminense. Porém, imagens captadas por emissoras de TV registram apenas algo parecido com uma bola de papel acertando o tucano.

A campanha do tucano negou que o objeto que atingiu o candidato tenha sido o que mostraram as imagens e, segundo sua assessoria de imprensa, um outro objeto – provavelmente um rolo de fita adesiva – atingiu Serra em um momento posterior.

Após interromper o evento de campanha, Serra foi levado a um hospital e submetido a exames que não apontaram lesões, segundo o médico que o atendeu. O candidato realizou uma ressonância e foi recomendado repouso de 24 horas.

A reação do PSDB se deu por meio do presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PE), que disse ir à Justiça contra as declarações de Lula. Além da comparação com o goleiro chileno, o presidente da República acusou Serra de mentir e simular a agressão.

Ao comentar o ocorrido nesta quinta-feira (21), em Maringá (PR), Serra acusou Lula pelo clima de violência na campanha eleitoral. Para o tucano, ao invés de governar, Lula se "jogou de corpo e alma" no processo eleitoral e "incita a destruir os adversários".

A exemplo de Lula, a candidata petista, Dilma Rousseff, também ironizou o adversário. Após ser alvo de bexigas de água que por pouco não a acertaram em visita a Curitiba (PR), foi a vez de Dilma lembrar o episódio envolvendo Rojas para dizer que ela, ao contrário, esquivou-se.

- Não sou o Rojas para ficar fazendo firula com isso porque, ao contrário dele, me esquivei.

Tumulto no Rio vira guerra de versões entre PT e PSDB
Imagens mostram Serra sendo atingido por objeto leve; campanha diz que foi outro


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir