Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 22-10-2010

Submarino nuclear inglês encalha na Escócia
Um submariano nuclear britânico encalhou esta sexta-feira perto da ilha de Skye, na Escócia.
Submarino nuclear inglês encalha na Escócia
Foto: www.tvi24.iol.pt

Um submariano nuclear britânico encalhou esta sexta-feira perto da ilha de Skye, na Escócia. Não foram registados feridos ou qualquer tipo de danos ambientais relacionados com o incidente, anunciou o ministério da Defesa inglês.

Segundo a fonte citada pela AFP, o submarino «HMS Astute» ficou preso numa zona rochosa, pelo que «não conseguiu libertar-se» estando «à espera da próxima maré alta».

«Ninguém do pessoal ficou ferido e o submarino está vedado ao nível da água», acrescentou. A hipótese de um incidente nuclear foi eliminada, uma vez «nenhuma parte do sistema de propulsão nuclear foi danificada», acrescentou.

O serviço da guarda costeira afirmou ter enviado preventivamente um reboque ao local do incidente, mas as operações de resgaste estavam já a cargo do ministério da Defensa. «Um helicóptero sobrevoou a área e há dois barcos de guerra da base mais próxima no local», declarou uma fonte da guarda costeira citada pela BBC.

O Astute é considerado o submarino de ataque mais poderoso da Marinha britânica, realizando também missões de inteligência. Coberto por 39 mil painéis acústicos para evitar ser detectado pelo radares, é também capaz de interceptar chamadas de telefones móveis.

Com cerca de 7,8 toneladas e 100 metros de comprimento, o preço do Astute ronda o 3,950 milhões de euros.

Fonte: www.tvi24.iol.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir