Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 25-10-2010

Neymar perde pênalti e sofre com "maldição da paradinha"
O torcedor do Santos viu Neymar perder mais um pênalti na temporada durante o revés da equipe por 3 a 2 contra o Grêmio Prudente neste domingo, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Neymar perde pênalti e sofre com
Foto: /esportes.terra.com.br

O torcedor do Santos viu Neymar perder mais um pênalti na temporada durante o revés da equipe por 3 a 2 contra o Grêmio Prudente neste domingo, na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse foi o sexto fracasso do atacante em cobranças de penalidades no ano e o quarto no segundo semestre, o que faz com que o jogador viva uma "maldição" desde que a "paradinha" foi proibida, em junho deste ano.

Desde então, Neymar teve a seu favor oito cobranças de pênaltis e desperdiçou metade delas, o que deixou o atacante com um aproveitamento de 50% na segunda metade de 2010. Ele converteu as cobranças contra Ferroviária, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo e errou os chutes nos confrontos com Vitória, Grêmio, Goiás e Prudente.

A queda no rendimento do principal jogador do Santos fica evidente quando são analisados seus números no primeiro semestre do ano. Antes de a "paradinha" ganhar sua proibição por parte da Fifa, em maio (a nova regra só entrou em vigor a partir do dia 11 de junho, início da Copa do Mundo da África do Sul), o jogador cobrou oito penalidades e balançou as redes em seis, com uma média positiva de 75%.

Desses seis gols, em cinco Neymar usou como recurso a "paradinha" - contra Ceará, São Paulo (duas vezes), Guarani e Remo. O gesto, tão criticado pelos adversários, só falhou nos pés do atacante uma única vez - no mesmo embate contra o Ceará, quando o atleta quis bater um segundo pênalti dessa maneira e chutou à direita da meta do goleiro Diego.

Vale lembrar que uma penalidade foi a principal razão da saída de Dorival Júnior do comando santista. O atacante discutiu de maneira áspera com o então treinador santista após ser impedido de bater uma cobrança no duelo contra o Atlético-GO, no último dia 15 de setembro, na Vila Belmiro.

"Ele ficou afastado da função, mas não deixou de treinar. Ele mudou sua maneira de bater e continuou treinando, mesmo sem bater nos jogos. No jogo contra o São Paulo o momento era parecido ao de hoje e ele fez o gol", desconversa o treinador interino Marcelo Martelotte.

"Veremos se ele continua batendo ou se criamos algumas opções. Preciso que outros treinem para que possam bater. Jogamos no próximo sábado (contra o Internacional, às 16h, no Beira-Rio) e está cedo para definir isso (se Neymar continua como batedor oficial). Vamos ter opções na partida e o Neymar estará entre elas", completou o comandante.

Confira abaixo todos os pênaltis batidos por Neymar em 2010:

Antes da proibição da paradinha:

27/01 - Santos 5 x 0 Barueri - GOL
07/02 - Santos 2 x 1 São Paulo - GOL (com paradinha)
28/02 - Santos 2 x 1 Corinthians - ERROU
18/03 - Santos 4 x 0 Remo - GOL (com paradinha)
14/04 - Santos 8 x 1 Guarani - GOL (com paradinha)
18/04 - Santos 3 x 0 São Paulo - GOL (com paradinha)
16/05 - Santos 1 x 1 Ceará - GOL (com paradinha)
16/05 - Santos 1 x 1 Ceará - ERROU (com paradinha)

Depois da proibição da paradinha:

04/07 - Santos 3 x 0 Ferroviária - GOL
28/07 - Santos 2 x 0 Vitória - ERROU
22/08 - Santos 2 x 0 Atlético-MG - GOL
25/08 - Santoa 2 x 1 Grêmio - GOL
25/08 - Santos 2 x 1 Grêmio - ERROU
28/08 - Santos 2 x 0 Goiás - ERROU
17/10 - Santos 3 x 4 São Paulo - GOL
24/10 - Santos 2 x 3 Prudente - ERROU

Fonte: /esportes.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir