Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 26-10-2010

Juíza ouve sete testemunhas do caso Bruno em Minas
Em audiência que apura o desaparecimento da ex-amante de Bruno Eliza Samudio, no Fórum de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, a juíza Maria José Starling ouve desde as 13h desta terça-feira sete testemunhas arroladas pela defesa, por me
Juíza ouve sete testemunhas do caso Bruno em Minas
noticias.terra.com.br

Em audiência que apura o desaparecimento da ex-amante de Bruno Eliza Samudio, no Fórum de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, a juíza Maria José Starling ouve desde as 13h desta terça-feira sete testemunhas arroladas pela defesa, por meio de carta precatória emitida pela juíza do Tribunal do Júri de Contagem, Marixa Fabiane.

Os nove réus do processo estão no fórum. Além do goleiro, o amigo dele Luiz Henrique Romão (Macarrão); o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola; Elenilson Vitor da Silva; Flávio Caetano de Araujo; Wemerson Marques de Souza, o Coxinha; Dayanne de Souza; a amante de Bruno Fernanda de Castro; e Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno. O advogado de Bruno, Ércio Quaresma, não compareceu à audiência porque passou mal.

A juíza dispensou duas das testemunhas convocadas - duas mulheres (uma por ter passado mal e outra por opção dos advogados de defesa). Por volta das 14h30, ocorria o terceiro depoimento da audiência - de um porteiro do sítio de Bruno, em Esmeraldas. Os dois primeiros depoimentos do dia também foram de porteiros da propriedade. As três testemunhas confirmaram o grande movimento dos suspeitos de envolvimento no crime no sítio entre os dias 6 e 10 de junho.

Durante a sessão, Fernanda Gomes de Castro segura um terço e lê uma prece de santinho.

O caso
Eliza desapareceu no dia 4 de junho, quando teria saído do Rio de Janeiro para Minas Gerais a convite de Bruno. No ano passado, a estudante paranaense já havia procurado a polícia para dizer que estava grávida do goleiro e que ele a agrediu para que ela tomasse remédios abortivos. Após o nascimento da criança, Eliza acionou a Justiça para pedir o reconhecimento da paternidade de Bruno.

No dia 24 de junho, a polícia recebeu denúncias anônimas dizendo que Eliza havia sido espancada por Bruno e dois amigos dele até a morte no sítio de propriedade do jogador, localizado em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte. Na noite do dia 25 de junho, a polícia foi ao local e recebeu a informação de que o bebê apontado como filho do atleta, de 4 meses, estava lá. A atual mulher do goleiro, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, negou a presença da criança na propriedade. No entanto, durante depoimento, um dos amigos de Bruno afirmou que havia entregado o menino na casa de uma adolescente no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, onde foi encontrado.

Enquanto a polícia fazia buscas ao corpo de Eliza seguindo denúncias anônimas, em entrevista a uma rádio no dia 6 de julho, um motorista de ônibus disse que seu sobrinho participou do crime e contou em detalhes como Eliza foi assassinada. O menor citado pelo motorista foi apreendido na casa de Bruno no Rio. Ele é primo do goleiro e, em dois depoimentos, admitiu participação no crime. Segundo a polícia, o jovem de 17 anos relatou que a ex-amante de Bruno foi levada do Rio para Minas, mantida em cativeiro e executada pelo ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola ou Neném, que a estrangulou e esquartejou seu corpo. Ainda segundo o relato, o ex-policial jogou os restos mortais para seus cães.

No dia seguinte, a mulher de Bruno foi presa. Após serem considerados foragidos, o goleiro e seu amigo Luiz Henrique Romão, o Macarrão, acusado de participar do crime, se entregaram à polícia. Pouco depois, Flávio Caetano de Araújo, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha Elenilson Vitor da Silva e Sérgio Rosa Sales, outro primo de Bruno, também foram presos por envolvimento no crime. Todos negam participação e se recusaram a prestar depoimento à polícia, decidindo falar apenas em juízo.

No dia 30 de julho, a Polícia de Minas Gerais indiciou todos pelo sequestro e morte de Eliza, sendo que Bruno responderá como mandante e executor do crime. Além dos oito que foram presos inicialmente, a investigação apontou a participação da atual amante do goleiro, Fernanda Gomes Castro, que também foi indiciada e detida. O Ministério Público concordou com o relatório policial e ofereceu denúncia à Justiça, que aceitou e tornou réus todos os envolvidos. O jovem de 17 anos, embora tenha negado em depoimentos posteriores ter visto a morte de Eliza, foi condenado no dia 9 de agosto pela participação no crime e cumprirá medida socioeducativa de internação por prazo indeterminado.

Fonte: Ney Rubens Direto de Esmeraldas
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir