Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 26-10-2010

CARTA AO FUTURO PRESIDENTE
No pr�ximo domingo vamos conhecer, finalmente, quem ser� nosso(a) presidente(a)
CARTA AO FUTURO PRESIDENTE

No pr�ximo domingo vamos conhecer, finalmente, quem ser� nosso(a) presidente(a).

Que bom! Se j� soubesse disso agora poderia escrever diretamente para ele ou para ela.

Querido(a) Presidente(a):

Como n�o sou cega, nem surda, nem muda, segue uma lista de coisas que devem ser feitas:

- Ao inv�s de gastar com panetones � sugiro gastar com as escolas, nada alimenta tanto o ser humano que o conhecimento. Investir em livros, merenda escola,, no sal�rio dos professores e funcion�rio do ensino, na m�dia escolar, para que fiquem mais modernas, nas bibliotecas, porque o legal mesmo � viajar na onda dos livros (combater as drogas dentro das escolas, incentivar a educa��o do tr�nsito).

- ao inv�s de pregar a pol�tica de benef�cios de parentes e aumentar a influ�ncia do partido sobre as pessoas; que tal fomentar os hospitais p�blicos de todos os n�veis (estadual, federal, as casas de sa�de), que tal cadastrar m�dicos criando um plano governo de atendimento, obrigando todo m�dico atender por m�s pelo 10% de consultas a serem repassadas pelo SUS. Acho que isso seria uma �tima ideia, os pacientes seriam melhor distribu�dos e desentupiria os postos de sa�de. Implantar o mesmo sistemas para os laborat�rios e

- ao inv�s de colocar dinheiro em meias de pol�ticos corruptos, que tal reavaliar a pol�tica de tributos do pa�s, ver o que est� sendo arrecado e se est� sendo bem empregado, o que poderia ser descomplicado para que diminu�sse o trabalho informal, para que micro e pequenas empresas n�o precisem fechar suas portas, observar a pol�tica de importa��o e exporta��o, descomplicar o setor de alf�ndega de nosso pa�s, refor�ar a infra-estrutura dos aeroportos e transporte de massa nas grandes cidades, h� tanto por se fazer ainda.

- ao inv�s de se criar formas de lavar o dinheiro p�blico, que tal cuidar do esgoto e saneamento b�sico, ilumina��o p�blica, coleta de lixo, temos tantas prioridades. Dar incentivos �s pessoas que separam seus lixos, revertendo em bens para a localidade, por exemplo.

Caro(a) presidente(a), cargo p�blico � para quem passa em concurso, para quem estudou, se esfor�ou, foi l�, fez e passou. Vamos parar de ficar criando fun��es para a titia, para a melhor amiga, para a prima, para a cunhada, para o sogro que morreu ano passado, vamos parar com isso. Isto � feio, anti�tico, te coloca nas primeiras manchete dos jornais, queima teu filme. A gente vive metendo o malho na presid�ncia, mas brasileiro sonha mesmo em ter motivo para falar bem. Sinceramente, Lula, n�o fede e nem cheira no governo, n�o fez grandes coisas pelo pa�s, pegou tudo j� encaminhado e reconhecemos que pelo menos soube conservar o que j� recebeu limpo e pronto para a colheita. Mas agora n�o queremos um presidente assim, queremos um presidente que ouse tirar planos do papel, que saiba chamar a popula��o para a labuta, porque queremos crescer com nosso trabalho, queremos ver nossos jovens aplicando conhecimentos na pr�tica, n�o queremos importar m�o de obra quando tantos aqui est�o de fato precisando por a m�o na massa.

Queremos algu�m que valorize cada canto do nosso pa�s, n�o apenas os locais que lhe interessam politicamente. Ser� que voc� � capaz?

Eu queria um(a) presidente(a) assim, que se lembrasse dos sonhos de inf�ncia, que se lembrasse o quanto queremos ter orgulho do Brasil em todos os sentidos. O quanto � necess�rio que a corrup��o seja de fato combatida e punida, que n�o se crie esta ou aquela LEI para facilitar os roubos de um partido X, que a pessoa n�o fa�a vista grossa, nem se fa�a de desentendida quando questionada sobre atos sujos de integrantes de seu governo. Queremos algu�m que de o retorno � na��o: "coloquei aqui no governo n�o nego, coloquei para servir ao Brasil, se a realidade mostra algo diferente, ent�o que se cumpra a LEI. Quem erra e n�o admite, n�o merece perd�o, n�o merece segunda chance... tem que ir para o pared�o. Esse neg�cio de juntos at� nas falcatruas n�o pode ser, principalmente manchando o cargo de presid�ncia da rep�blica. Isso � vergonhoso, foi isso que vimos por todos esse oito anos. Um presidente n�o pode falar que n�o sabe, que n�o entendeu a mensagem. Um presidente n�o pode ficar de bra�os cruzados, enquanto a popula��o quer uma resposta. Um presidente n�o pode agir como se Bras�lia fosse a casa da m�e Joana, ainda que fosse, ele n�o pode mostrar que � e que concorda com a situa��o.

Encarecidamente, futuro presidente, fa�a diferente! Tente mudar, tente, tente... n�o desista! Mas se for para colocar nosso dinheiro nas pizzas, panetones da vida, eu sugiro criar o vale presente. As crian�as que passarem de ano deveriam receber um presente de natal e um peru para a fam�lia. Muito mais justo e correto. No prov�o para medir o conhecimento escolar as melhores posi��es da rede p�blica mereceria ganhar computadores e livros para sua biblioteca, material de esporte. Estabelecer metas funciona nas empresa, deveria ser aplicada nas escolas. Conseguiu... levou sua premia��o. O repasse poderia ser aumentado ou diminu�do de acordo com o rendimento.

Um beijo para voc� e bom governo! Deus h� de te proteger e guiar na tarefa de cuidar de uma na��o como a nossa. Am�m!

Fonte: A Autora
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir