Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-10-2010

OMS: a epidemia de cólera no Haiti ainda não está sob controle
Um doente é tratado em um hospital de Porto Príncipe
OMS: a epidemia de cólera no Haiti ainda não está sob controle
Foto: AFP

GENEBRA — A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta quarta-feira que a epidemia de cólera que já causou 284 mortes no Haiti ainda não alcançou seu teto máximo e que também não está sob controle.

"Não acho que a epidemia esteja contida", explicou aos jornalistas a dra. Claire-Lise Chaignat, coordenadora do grupo especial de luta contra a cólera da OMS.

No entanto, no domingo, a ministra haitiana das Relações Exteriores, Marie Michèle Rey, declarou-se confiante de que a epidemia parecia contida até nova ordem.

A dra. Chaignat explicou que a OMS recomendava às autoridades haitianas que se preparem para uma situação pior, ou seja, ver a bactéria se desenvolver em Porto Príncipe, onde milhares de pessoas se amontoam em acampamentos improvisados depois do terremoto de 12 de janeiro, que deixou mais de 250.000 mortos.

Por outro lado, considerou que ainda é muito cedo para falar de ponto culminante.

Ao contrário, a especialista destacou que o índice de mortalidade baixou, alcançando 7,7%, contra 10% quando a epidemia começou. "Este sinal positivo mostra que a resposta foi colocada em andamento", afirmou ainda, destacando, no entanto, que o índice continua sendo muito elevado.

A origem da epidemia comtinua sendo um mistério, segundo a OMS.

Chaignat desmetiu os rumores, segundo os quais a enfermidade, foi levada pelo pessoal humanitário procedente dos países onde a cólera está presente.

"Estamos muito surpresos com esta epidemia no Haiti. Nunca vimos a cólera ali anteriormente", insistiu, acrescentando que não é a primeira vez que a cólera aparece num país sem que haja uma explicação.

OMS: a epidemia de cólera no Haiti ainda não está sob controle
Um doente é tratado em um hospital de Porto Príncipe

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir