Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-10-2010

PS cai nas intenções de voto para 25%
Socialistas vêem o PSD ganhar vantagem e recolher agora 42% dos apoios dos eleitores, que já preferem o maior partido da oposição, segundo a Marktest.
PS cai nas intenções de voto para 25%
Foto: www.portugaldigital.com.br

Lisboa - O Partido Social Democrata (PSD) está a ganhar vantagem nas intenções de voto dos portugueses e no último barómetro da Marktest, divulgado hoje pelo "Diário Económico" e pela TSF, o maior partido da oposição já tem 42% de apoio dos eleitores, contra apenas 25% de intenções de voto favoráveis ao Partido Socialista (PS).

A diferença de 17 pontos percentuais penaliza o partido do Governo pelas medidas de austeridade que pretende implementar com o Orçamento do Estado para 2011, cuja negociação prévia com o PSD falhou, gerando dúvidas sobre a possibilidade da sua aprovação na Assembleia da República.

A pesquisa da Marktest mostra que o PSD sobe quatro pontos percentuais em relação à sondagem de Setembro, aproximando-se assim dos valores registados no Verão, nos primeiros dias da direcção de Pedro Passos Coelho. Por seu lado, o PS perdeu 11 pontos relativamente ao último mês.

O Bloco de Esquerda assume o terceiro lugar entre as forças políticas portuguesas ao subir três pontos para os 10%, cerca de dois pontos mais que PCP e CDS-PP, que se encontram na casa dos 8%, com os comunistas a surgirem ligeiramente à frente do partido de Paulo Portas.

Relativamente à popularidade dos políticos, só a imagem do presidente Cavaco Silva se mantém positiva, ao passo que a popularidade do primeiro-ministro José Sócrates está no pior nível de sempre desde que assumiu o cargo de líder do Governo.

Segundo o barómetro da Marktest, 72% dos inquiridos dá nota negativa à actuação de José Sócrates, ao passo que apenas 18% considera que a sua actuação é positiva. Mas o líder da oposição, Pedro Passos Coelho, também tem um balanço negativo de popularidade: agrada agora a 31% dos inquiridos, mas aumentou nas opiniões negativas para 39%.

Fonte:
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir