Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-10-2010

TSE: Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil. Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo
Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo Dilma Rousseff e José Serra voltaram a se encontrar para debate no segundo turno. Encontro foi marcado discussões sobre vendas de empresas estatais
TSE: Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil. Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo
Foto: AE

Bem mais morno que o encontro ocorrido há uma semana, o debate realizado na noite deste domingo (17), que reuniu mais uma vez a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra, foi dedicado em sua maior parte a falar das privatizações.

Foi Dilma quem tocou no assunto logo em sua primeira pergunta, quando questionou o adversário sobre por qual motivo a Petrobras não pôde comprar a Gas Brasiliano, companhia ligada ao grupo italiano Eni, mesmo tendo apresentado a melhor oferta para adquiri-la.

Na resposta, Serra disse que o PT "mente toda hora" sobre suas posições a respeito da Petrobras. O candidato do PSDB negou que tenha a intenção de privatizar a empresa, se for eleito, e ressaltou que sempre trabalhou em favor dos interesses da estatal.
- Eu fui daqueles que liderou a luta pela defesa da Petrobras quando ela era adolescente, nos seus primeiros anos.

Dilma também lembrou a tentativa, feita no governo do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso, de mudar o nome Petrobras para Petrobrax. Segundo ela, esta seria uma manobra para "agradar o mercado internacional".

- Eles gostam tanto [da Petrobras] que tentaram mudar o nome, tirando aquilo que é o mais brasileiro, que é o ‘bras’, e colocar o ‘brax’, no intuito de agradar o mercado internacional para captar dinheiro.

Educação

Ao falar de educação, Dilma criticou os 16 anos de gestões do PSDB em São Paulo, Estado que Serra governou entre 2007 e março deste ano. A petista mencionou, como uma iniciativa ruim, o sistema de progressão continuada.

- Em 16 anos no governo de São Paulo, acumularam recordes negativos no que se refere aos professores. Como o Estado mais rico tem um desempenho tão acanhado?

Serra, ao rebater as críticas, ressaltou que os ataques feitos pelo PT paulista ao governo de São Paulo não deram certo na eleição estadual deste ano, vencida pelo tucano Geraldo Alckmin ainda no primeiro turno.

- Essa estratégia que o seu candidato [Aloizio Mercadante, do PT] usou para falar mal de São Paulo, ela foi reprovada. Perdeu a eleição.

Paulo Preto

Serra foi evasivo quando questionado por uma jornalista sobre as afirmações contraditórias que fez a respeito do engenheiro Paulo Vieira de Souza, conhecido como Paulo Preto.

Segundo uma reportagem publicada pela revista Isto É em agosto, aliados de Serra acusaram Paulo Preto, que ganhou o apelido de "homem-bomba do PSDB", de ter arrecadado ao menos R$ 4 milhões para a campanha do presidenciável tucano sem o conhecido do partido.

- Disseram que alguém tinha recebido uma contribuição para a minha campanha e não entregou. Ou seja, eu sou a vítima disso. Eu não conheço esse problema, isso não aconteceu na minha campanha.

Serra disse que o PT estaria usando o caso para tentar "desviar a atenção" e explicou o motivo pelo qual, ao ser questionado pela primeira vez sobre Paulo Preto, disse que não o conhecia.

- Eu fui numa segunda-feira [dia 11] a Goiânia e um repórter perguntou sobre o Paulo Preto. Eu não o conhecia assim, e esse apelido é preconceituoso e racista. Se ele fosse japonês, iam chamar de Paulo Amarelo?

Dilma, ao falar do assunto, cobrou investigações, já que Paulo de Souza, que foi diretor da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) durante a gestão de Serra como governador de São Paulo, é citado nas investigações da operação Castelo de Areia, da Polícia Federal.

- Isso significa propina na obra mais importante do governo de São Paulo. Isso também tem de ser investigado, e não me consta que foi investigado.

Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo
Boa parte das discussões teve como assunto as vendas das empresas estatais

Saiba como foi o debate entre Dilma e Serra neste domingo
Dilma Rousseff e José Serra voltaram a se encontrar para debate no segundo turno. Encontro foi marcado discussões sobre vendas de empresas estatais
Foto: AE
21

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir