Categoria Politica  Noticia Atualizada em 31-10-2010

TSE: Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil. CNT/Sensus: Serra lidera entre ricos; Dilma entre carentes
CNT/Sensus: Serra lidera entre ricos; Dilma entre carentes O presidenciável tucano José Serra, que cresceu em todas as regiões do País conforme levantamento CNT/Sensus divulgado nesta quinta-feira (14), é o preferido pelo eleitorado com maior poder aquis
TSE: Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil. CNT/Sensus: Serra lidera entre ricos; Dilma entre carentes
Foto: blstb.msn.com

O presidenciável tucano José Serra, que cresceu em todas as regiões do País conforme levantamento CNT/Sensus divulgado nesta quinta-feira (14), é o preferido pelo eleitorado com maior poder aquisitivo. De acordo com a pesquisa, o ex-governador de São Paulo tem 52,3% da preferência do eleitorado na faixa entre dez e 20 salários mínimos contra 34,9% da petista ex-ministra da Casa Civil. Acima dos 20 salários mínimos, a dianteira de Serra registra a impressionante marca de 70% contra apenas 15% de Dilma Rousseff.

A candidata governista à sucessão do presidente Lula só lidera entre a população mais carente. Na faixa de renda de até um salário mínimo, ela tem 53,3% da preferência dos eleitores contra 36,5% de José Serra. A vantagem da petista é confirmada ainda entre a população que ganha entre um a cinco salários. Neste cenário, Dilma tem 48,1% contra 41,7% do representante tucano na corrida pelo Palácio do Planalto.

A população mais escolarizada também manifestou, conforme o levantamento CNT/Sensus, preferência em votar no ex-governador de São Paulo no turno suplementar do processo eleitoral. Entre aqueles que têm ensino superior, Serra lidera com 48,4% contra 40,5% de Dilma. Na faixa de eleitores com escolaridade até a 4ª série do Ensino Fundamental, em contrapartida, Dilma é a candidata de 52,1% dos entrevistados, enquanto Serra tem 37,6% entre esse público.

A escolha de Dilma Rousseff é verificada ainda no eleitorado do sexo masculino, que tem 49,5% de seus representantes afirmando votar na petista no segundo turno. Entre as mulheres, 44,3% preferem Dilma e 43,5% optam por José Serra.

A pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela CNT apontou nesta quinta a liderança da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, com 52,3% dos votos válidos. O tucano José Serra, por sua vez, registra 47,7% da preferência do eleitorado, também considerando os votos válidos. Na pesquisa estimulada, quando são medidos os votos totais, a pesquisa registra, no entanto, empate técnico entre os dois presidenciáveis, com Dilma computando 46,8% e Serra, 42,7%. Nesta situação, votos brancos e nulos chegam a 4,0%. Eleitores indecisos atingem o patamar de 6,6%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Quando computada a intenção de votos de forma espontânea - situação em que ao eleitor não é apresentada uma lista com os candidatos - Dilma Rousseff segue na dianteira com 44,5%, ao passo que José Serra registra 40,4%. Brancos e nulos nessa situação são de 4,0%. Eleitores indecisos são 10,6%.

O levantamento CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro. Registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 35560/2010, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
CNT/Sensus: Serra lidera entre ricos; Dilma entre carentes
O presidenciável tucano José Serra, que cresceu em todas as regiões do País conforme levantamento CNT/Sensus divulgado nesta quinta-feira (14), é o preferido pelo eleitorado com maior poder aquisitivo
Foto: blstb.msn.com
23

Fonte: Laryssa Borges, Direto de Brasília
 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir