Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-11-2010

Luxa confirma os três atacantes
Vanderlei Luxemburgo está convencido de que o melhor esquema tático para o Flamengo precisa contar com três atacantes e todo um time saindo para o jogo, valorizando a posse de bola, e encurralando o adversário.Vanderlei Luxemburgo está convencido de que o
Luxa confirma os três atacantes
esporte.uol.com.br

Vanderlei Luxemburgo está convencido de que o melhor esquema tático para o Flamengo precisa contar com três atacantes e todo um time saindo para o jogo, valorizando a posse de bola, e encurralando o adversário. Desta forma, o Rubro-Negro deve se portar na partida da próxima quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), contra o Ceará, no Castelão, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Luxa não escondeu a escalação para a partida. Diogo, Diego Maurício e Deivid formarão o ataque. O volante Correa será o substituto de Maldonado, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Se a equipe que enfrentou o Corinthians na última rodada foi mantida, a disposição tática foi alterada, sobretudo no setor de ataque.

"Vou criar essa situação e só mudar um pouco o posicionamento do Deivid com o Diogo. Vou fazer um revezamento entre eles, pois são jogadores velozes que podem se posicionar bem e ter uma boa readaptação ao esquema. Com eles, ficamos com uma boa possibilidade de empurrar o adversário para trás", explicou o treinador.

Indagado sobre equipes que atuam com três atacantes no Brasil, Luxemburgo lembrou o Corinthians do ano passado ao comentar o retrocesso tático que aconteceu no futebol brasileiro.

"Se tiver que jogar com três volantes, vou jogar por necessidade. Mas o Corinthians ganhou a Copa do Brasil e o Paulista com três atacantes, Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo. Essa é a realidade. O que houve no Brasil foi um processo inverso, até porque na Europa já se joga com três atacantes", disse, acrescentando.

"Eu prefiro jogar com três atacantes que aprendam a marcar do que com três volantes que não sabem atacar. O maior time do Flamengo de todos os tempos (1981) foi campeão e ninguém marcava. A maior marcação do Flamengo era a posse de bola. A característica do clube é essa. Tenho que jogar para frente sempre, até para não ouvir vaias da torcida", comentou.

Por fim, Luxa explicou a mudança tática dos laterais Léo Moura e Juan, que durante muito tempo eram as principais armas ofensivas do Flamengo, e agora terão de passar por uma readaptação na questão que envolve a marcação.

"Os alas vão ter a função de atacar sabendo que terão de voltar para recompor a defesa. Não vou impedir que eles desçam, muito pelo contrário, até porque eles vão ter condições de fazer isso juntos. A questão é não atrasar a recomposição e isso só com a repetição nos treinamentos", finalizou.

O Flamengo enfrenta o Ceará com: Marcelo Lomba; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Correa, Willians, Renato; Diogo, Diego Maurício e Deivid.

Fonte: Vinicius Castro No Rio de Janeiro
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir