Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-11-2010

Dispositivo da Nasa permite que astronautas na ISS votem
Os três astronautas americanos que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) poderão nesta terça-feira exercer seu direito ao voto graças a um dispositivo posto a seu alcance pela Nasa.
Dispositivo da Nasa permite que astronautas na ISS votem
Foto: www.unerj.br

Os três astronautas americanos que estão na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) poderão nesta terça-feira exercer seu direito ao voto graças a um dispositivo posto a seu alcance pela Nasa. O comandante Doug Wheelock, a astronauta Shannon Walker e o piloto Scott Kelly, membros da expedição 25 da ISS, expressaram seu desejo de votar eletronicamente, disseram fontes da Nasa.

Para manter a privacidade dos astronautas, a Nasa explicou que não informará sobre quando eles votarão. Segundo a Nasa, especialistas em suporte técnico junto com funcionários do Departamento de Justiça estabeleceram um sistema para que os astronautas preencham uma cédula eletrônica e a enviem a seu destino através do Centro de Controle de Missão em Houston, no estado do Texas.

Além da tripulação da Estação Espacial Internacional, outros astronautas que estão treinando na Rússia solicitaram o voto por correio. A história do voto no espaço remonta ao ano de 1997, graças a uma lei promulgada pelo estado do Texas.

A maioria dos astronautas em atividade têm residência fixa na região de Houston, onde está localizado um dos principais centros de operações da Nasa. A lei HB 841 foi assinada pelo então governador George W. Bush no dia 9 de julho de 1997, e o astronauta David Wolf foi o primeiro a votar desde o espaço, quando estava a bordo da estação espacial russa Mir, naquele mesmo ano.


Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir