Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2010

Avião da Qantas volta a aeroporto após problema no motor
Incidente ocorre um dia depois de Airbus da companhia ter feito pouso forçado em Cingapura
Avião da Qantas volta a aeroporto após problema no motor
Foto: /img98.imageshack.us/

Um Boeing 747-400 companhia australiana Qantas teve de voltar ao aeroporto de Cingapura pouco depois da decolagem após problemas no motor. A aeronave levava 412 passageiros e 16 tripulantes. Segundo a companhia, o pouso no aeroporto de Changi ocorreu de forma tranquila.

O incidente ocorre um dia depois de um Airbus A380 da Qantas ter feito um pouso de emergência em Cingapura após uma falha ser detectada em uma das turbinas.

Foi o incidente mais grave até agora envolvendo o maior avião de passageiros do mundo, em operação desde 2007. O caso levou a Qantas a suspender os voos com seus seis A380s, e outras empresas a checarem suas frotas.

"Acreditamos muito provavelmente tenha ocorrido uma falha material ou algum tipo de problema de projeto", disse o executivo-chefe da Qantas, Alan Joyce, a jornalistas em Sydney. Ele acrescentou que os voos da Qantas com o A380 podem ser retomados em um ou dois dias, "se não encontrarmos descobertas adversas nas verificações". As autoridades australianas descartaram a hipótese de sabotagem.

O Airbus A380 da Qantas que fez o pouso de emergência levava 433 passageiros e 26 tripulantes a bordo. Ninguém ficou ferido. O avião teve problemas pouco depois de decolar de Cingapura com destino a Sydney, quando sobrevoava a ilha de Batam, na Indonésia.

Segundo um passageiro, a explosão aconteceu cerca de 15 minutos após a decolagem. Em seguida, o avião começou a tremer. "O piloto pediu permissão para retornar com prioridade a Cingapura", informou a Qantas.

A companhia australiana, que nunca registrou acidentes fatais em 90 anos de existência, é uma das principais clientes do A380, com seis aeronaves e 20 pedidos por novos aviões. A Qantas integra, com Air France, Emirates, Lufthansa e Singapore Airlines, o grupo das cinco companhias aéreas que possuem um total de 37 aviões modelo A380 atualmente em circulação, de acordo com a Airbus.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir