Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-11-2010

Qantas diz que avaria na turbina do Airbus pode ser um problema de concepção
Avião A380 da Singapore Airlines
Qantas diz que avaria na turbina do Airbus pode ser um problema de concepção
Foto: AFP

SYDNEY — A avaria na turbina sofrida na véspera pelo Airbus A380 da companhia aérea Qantas que fez um pouso de emergência em Cingapura talvez se deva a um problema de concepção, declarou nesta sexta-feira o diretor-geral da empresa australiana, Alan Joyce.

Joyce, que revelou que vários pneus do avião arrebentaram no momento do pouso, indicou igualmente que a companhia esperava retomar os voos de sua frota de A380 dentro de 48 horas depois de checar os aparelhos.

"Achamos que se trata muito provavelmente de uma avaria material ou uma questão de concepção", declarou ainda.

O Airbus A380 acidentado está equipado com motores Trent 900 da britânica Rolls Royce, que recomendou exames do conjunto de turbinas desse tipo.

"Achamos que as verificações estarão terminadas daqui umas 24 a 48 horas. Se não encontrarmos nada de negativo, os aparelhos voltarão a votar", explicou.

Por sua parte, a Airbus enviou uma equipe de seis especialistas a Cingapura. Outras duas companhias com aviões A380 equipados com as mesmas turbinas do Rolls Royce anunciaram verificações de seus aparelhos.

Nenhum dos 433 passageiros e 26 tripulantes do Airbus da Qantas ficou ferido no pouso do voo QF32 no aeroporto Changi de Cingapura.

O A380 teve problemas pouco depois de decolar de Cingapura com destino a Sydney, quando sobrevoava a ilha de Batam, situada na Indonésia, mas muito próxima da cidade-Estado.

"O piloto pediu permissão para retornar com prioridade a Cingapura", informou a Qantas.

De acordo com o Birô de Investigações e Análises (BEA) da França, sede da Airbus, a avaria aconteceu na parte traseira de um dos quatro motores do A380 e provocou graves danos.

A companhia australiana, que nunca registrou acidentes fatais em 90 anos de existência, é uma das principais clientes do A380, com seis aeronaves e 20 pedidos por novos aviões.

A Qantas integra, com Air France, Emirates, Lufthansa e Singapore Airlines, o grupo das cinco companhias aéreas que possuem um total de 37 A380 atualmente em circulação, de acordo com a Airbus.

As outras quatro companhias, no entanto, anunciaram que não pretendem imobilizar suas frotas de A380.

Desde seu lançamento, o A380 registrou vários incidentes técnicos, mas nenhum da gravidade do registrado no voo da Qantas.

Qantas diz que avaria na turbina do Airbus pode ser um problema de concepção

Avião A380 da Singapore Airlines


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir