Categoria Economia  Noticia Atualizada em 06-11-2010

Desemprego estável nos 9,6% em outubro nos EUA
Pessoas procuram emprego em agência de Los Angeles
Desemprego estável nos 9,6% em outubro nos EUA
Foto: AFP

WASHINGTON — Os Estados Unidos criaram em outubro 151.000 empregos líquidos, cifra muito melhor que a esperada pelos analistas, e a taxa de desemprego se manteve nos 9,6%, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

A taxa de desemprego real caiu 0,1 ponto, a 17,0%, indicou o departamento do Trabalho.

Este número inclui os desempregados considerados "sem esperança" e outras categorias que não são contabilizadas na chamada população economicamente ativa, assim como aqueles que gostariam de um emprego em tempo integral, mas são obrigados a aceitar trabalhos em sistema de "part-time".

O setor de serviços, que domina amplamente a economia americana, foi o que registrou quase todas as contratações de pessoal no último mês, com 146.000 novas vagas.

A indústria, por sua vez, criou 5.000 novos postos de trabalho, mas eliminou outros 7.000.

O desemprego de longa duração (mais de seis meses), cuja generalização preocupa os diretores do Federal Reserve (Fed), afetava 41,8% dos desempregados no fim de outubro, 0,1 ponto a mais que no mês anterior, segundo o departamento do Trabalho.

Na quarta-feira, o Fed anunciou que injetará 600 bilhões de dólares para aumentar a liquidez do sistema financeiro, para acelerar a recuperação da economia - e, principalmente, do emprego.

O informe do departamento indica, por outro lado, que o salário semanal médio do americano aumentou 0,7% em outubro em relação ao mês anterior, em consequência de um aumento do número de horas trabalhadas de 0,3% (uma média de 33,6 horas semanais) e a um aumento de 0,4% do salário médio por hora.

Desemprego estável nos 9,6% em outubro nos EUA

Pessoas procuram emprego em agência de Los Angeles


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir