Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-11-2010

Lula cobra dos EUA ação sobre reforma do CS da ONU
Surpreendido pela declaração de Barack Obama, que deu apoio à entrada da Índia como membro permanente de um Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) reformado
Lula cobra dos EUA ação sobre reforma do CS da ONU
Foto: www.robsonpiresxerife.com

Surpreendido pela declaração de Barack Obama, que deu apoio à entrada da Índia como membro permanente de um Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) reformado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem à noite, ao desembarcar em Maputo, capital de Moçambique, que espera que "Obama faça agora desse compromisso dele com a Índia uma profissão de fé e consiga efetivamente abrir o Conselho a outros países".

Lula ainda não havia sido informado pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, das declarações de Obama. Para o presidente, a decisão de os EUA apoiarem a Índia não invalida a pretensão brasileira de conseguir seu assento permanente. O importante, disse, é que haja uma reforma no organismo. "Os EUA são apenas uma voz dentro do Conselho de cinco", acrescentou, lembrando que há outros países que apoiam o Brasil, como França, Grã-Bretanha e China.

"É importante que a gente tenha uma ONU fortalecida, uma ONU mais representativa, uma ONU que fale um pouco a política do século 21. E eu acho que vai haver um processo de amadurecimento. Nessa crise econômica de 2008, ficou muito claro a fragilidade dos instrumentos multilaterais para tomar decisão e fazer com que os países cumpram. Então, acho que ficou mais clara também a necessidade do fortalecimento da governança local, e obviamente a ONU é o mais importante organismo multilateral que nós temos no mundo."

Lula lembrou ainda que o Brasil também a defende a participação da Índia no Conselho, já que ela integra o G-4, juntamente com o Brasil, a Alemanha e o Japão, que reivindica a reforma das Nações Unidas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Fonte: www.estadao.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir