Categoria Economia  Noticia Atualizada em 09-11-2010

Fracasso de Copenhaga já custou ao mundo um "bilião de dóla"
A Agência Internacional de Energia (AIE) acredita que o fracasso da Cimeira de Copenhaga já custou ao mundo pelo menos um bilião de dólares, que vão ter de ser aplicados em investimentos suplementares.
Fracasso de Copenhaga já custou ao mundo um
Foto: www.jornaldenegocios.pt

"O fracasso de Copenhaga custou-nos pelo menos um bilião de dólares", escreve a AIE, que representa os interesses dos países industrializados, num relatório hoje divulgado sobre as perspectivas energéticas mundiais.

Num relatório publicado há um ano, precisamente antes da cimeira de Copenhaga sobre as alterações climáticas, a AIE considerava que investimentos suplementares de um montante de 10,5 biliões de dólares eram necessários até 2030 para inflectir as políticas energéticas e evitar "danos irreparáveis" para o clima.

Este ano, a AIE afirma que as "despesas suplementares" necessárias ascendem a 11,6 biliões a partir de agora e até 2030, ou seja "cerca de um bilião mais do que o estimado no ano passado".

Segundo a agência, reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) de maneira suficiente para limitar a subida da temperatura do planeta em dois graus, acordo não vinculativo concluído em Copenhaga, "necessitaria uma transformação profunda do sistema energético mundial".

"Os compromissos anunciados pelos países no âmbito do acordo de Copenhaga para reduzir as emissões de gases com efeito estufa não estão em conjunto à altura do que seria necessário" para atingir o objectivo dos dois graus, criticam os autores do relatório.

Apenas "um impulso político fenomenal" permitirá respeitar este objectivo, adiantam.

Fonte: www.jornaldenegocios.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir