Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-11-2010

Partidos iraquianos superam impasse e definem governo
Ap�s oito meses, grupos pol�ticos iraquianos chegam a acordo e dividem poder entre xiitas, sunitas e curdos
Partidos iraquianos superam impasse e definem governo
Foto: /info.abril.com.br/

Os principais grupos pol�ticos do Iraque fecharam um acordo para a forma��o do governo nesta quinta-feira, ap�s oito meses de impasse pol�tico. Segundo o presidente regional da regi�o curda, Masoud Barzani, os partidos definiram quem vai ocupar os tr�s principais cargos no gabinete.

De acordo com Barzani, a alian�a liderada por xiitas continuar� na chefia do governo, o que significa que o primeiro-ministro Nuri al-Maliki seguir� no cargo. Os curdos ficar�o com a presid�ncia, enquanto o grupo Iraqiya - do ex-primeiro-ministro Iyad Allawi -, apoiado por sunitas, ter� a presid�ncia da Assembleia Nacional (o Parlamento). Allawi tamb�m chefiar� um novo conselho de pol�tica estrat�gica, disse Barzani.

O Iraque vive um impasse pol�tico desde as elei��es, realizadas em 7 de mar�o. O bloco liderado pelo ex-primeiro-ministro Iyad Allawi saiu das urnas com uma leve vantagem, mas nem ele, nem o atual premi�, Nouri al-Maliki, conseguiram formar um governo de coaliz�o.

No final de outubro, a Suprema Corte do pa�s determinou que o Parlamento encerrasse um recesso iniciado em junho e voltasse ao trabalho para definir o novo governo.

A decis�o foi considerada um reflexo da crescente insatisfa��o da popula��o iraquiana com a incapacidade dos parlamentares em chegar a um acordo.

Fonte: /ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir