Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-11-2010

Plantação de seringueira bate recorde em Presidente Kennedy
Enquanto a média nacional é de 1400 quilos por hectare no município chega a 1800 quilos na mesma área plantada
Plantação de seringueira bate recorde em Presidente Kennedy
Foto: José Rubens Brumana

Enquanto a média nacional é de 1400 quilos por hectare no município chega a 1800 quilos na mesma área plantada. Essa informação partiu do chefe do escritório local da Incaper Josélio Altoé. Relatou ainda que nesse ano foram plantado 10 mil mudas de seringueira (hevea brasiliense) e que para 2012 são esperadas 40 mil novos mudas de seringueira.

O quilo do produto é vendido por até R$2,70 e sua adaptação em solo kennedense é devido as terras argilosas em seu interior. " São diversos fatores que levaram a esse produção recorde. As variedades adaptaram-se no local, os produtores fizeram sua parte cuidando dentro da técnica suas lavouras", disse Altoé.

O representante da Incaper é um entusiasta da seringueira que define como socialmente justa, ecologicamente correta e economicamente viável. Explicou ainda que um trabalhador pode cuidar de até 800 árvores e que tem a comodidade de trabalhar em local protegido do sol. Para os produtores são distribuidos até 480 mudas de seringueira gratuitamente o que corresponde a um hectar plantado.

Nesse espaço o produtor pode obter uma renda de de até R$ 4.200 após o quarto ano do plantio." O único cuidado que o produtor deve ter é não cortar o caule da seringueira quando for extrair o látex num processo conhecido como sangria", enfatiza Josélio.

    Fonte: José Rubens Brumana
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir