Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-11-2010

Patrimônio histórico de marataízes no esquecimento
Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.
Patrimônio histórico de marataízes no esquecimento
Foto: Bárbara Pérez

Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.
Há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos da humanidade, através de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais.
Mundialmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade.
No Brasil, existe o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Este órgão atua, no Brasil, na gestão, proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico no Brasil.
Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido, nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído.
Há um processo que fora solicitado ao poder executivo em 2009 para que a antiga Estação Ferroviária torna-se sede provisória da Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, fixando um acordo com o executivo de proceder à reforma da estação e entregá-la á CACL de Marataízes, esta acordada em zelar pelo prédio, buscando apoio e patrocínio a fim de mobiliar a instalação da sede provisória de CACL de Marataízes.
Em resposta a instituição o poder executivo outorga que a mesma não havia tempo suficiente para esse acordo, todavia através de ofícios ao poder legislativo outorgado em leis e, fez uma indicação ao poder executivo solicitando que o mesmo faça um acordo baseado em leis que autoriza o executivo tomar essas decisões conforme determinações das leis regentes municipais.
A Diretoria e os Membros da Confraria das Artes, Cultura e Letras de Marataízes vem através deste, novamente solicitar em Oficio e Matéria a antiga Estação Ferroviária para cediar provisoriamente as instalações da CACL de marataízes,motivo este que também e de total interesse do Senhor Prefeito Dr. Jander Nunes Vidal, zelar pelas artes e cultura do nosso município e também do poder legislativo,representado pelos nossos valorosos vereadores desprendidos em resgatar a memória cultural de Marataízes,conforme uma fantástica frase de José Martini-" povo culto é um povo livre".
Conforme solicito em oficio aos dois poderes, ali nas dependências da Estação Ferroviária estaremos expondo obras importantes de Artistas Marataízenses, entre outros, o grande Artista Nelson que vara o tempo resgatando as paisagens turísticas e monumentos históricos de nossa cidade, a grande artista paisagista Senhora Eloíza Helena Campolino Vidal, esta extraordinária e grande incentivadora da solidariedade humana, fazendo de seu ateliê um ponto de encontro das senhoras, para o lindo aprendizado de pinturas, preservando a cidadania cultural de marataízes, expondo seu lindo trabalho artístico, voluntariamente, em lixeiras nos pontos estratégicos da orla principal no verão de 2009.Em seqüências de Artistas e Valores,destacamos o cantor e compositor Raul Sampaio que acolheu marataízes sendo a cidade do coração e moradia principal e tantos outros que estão no anonimato por falta de um local adequado para expor seus trabalhos e incentivo as Artes,Cultura e Letras,resgatando valores e a cidadania cultural de nossa comunidade.
Naquela instalação a cargo dos Professores Luiz Antonio Damasceno, secretário para assuntos literários, Maria Dolores Pimentel de Rezende (Diretora Social) e Ademir Azevedo de Moraes (Secretário para assuntos financeiros), José Paulo Vieira nosso dileto confrade e Vice-Presidente da CACL de Marataízes, faremos um ponto de encontro estudantil, com concursos literários baseados nos artigos de leis dentro do nosso estatuto e também uma sala com áudio e vídeo contando as historias de nossos artistas e pontos turísticos de nossa linda marataízes.Em nosso calendário para 2011,nossa prioridade é a apresentação da CACL nas escolas municipais,divulgando nossas metas culturais e anunciando os projetos de concursos literários,com premiação em dinheiro e Medalhas de Honra ao Mérito á cargo de nossos Professores licenciados em Português,Literatura e Lingüística, Diletos Confrades Maria Dolores Pimentel de Rezende,José Paulo Vieira,Luiz Antonio Damasceno,Ademir Azevedo de Moraes,Comendadora Isaura Theodoro,estes que formarão a comissão organizadora,avaliadora e classificatória dos concursos.
A premiação estará sendo pleiteada pelos Membros Beneméritos e a Sociedade participativa em prol do resgate da cidadania cultural de nossa comunidade.
A cargo do ator e produtor cinematográfico Miguelito Acosta (Confrade e secretário para assuntos culturais,e do instrutor teatral Dom Hudson Giovanni, estaremos promovendo cursos e oficinas de teatro para a população (adolescentes) menos favorecida de bairros da periferia,estes, empenhados em criar um grupo teatral com apresentações nas escolas municipais e até mesmo em outros municípios divulgando nossos valores com os jovens retirados das ruas e das drogas.
De acordo com todo esse nosso desprendimento voluntário e valoroso em prol do resgate da cidadania cultural, promovendo as Artes e Letras, necessitamos dos apoios imensuráveis do Poder Executivo e Legislativo. Conforme solicitações, apresentaremos documentos que comprove nossa existência desde 17 de outubro de 2009, onde estaremos promovendo em 2011 todos esses projetos com o apoio e incentivo dos poderes regentes desta casa de leis.
Certos de que estaremos juntos, abraçando, a grande causa cultural, que elevará ao Âmbito Estadual e Federal, nossas metas, buscas e conquistas de uma Marataízes ainda mais valorosa.


    Fonte: Bárbara Pérez
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir