Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 16-11-2010

Marataízes inicia as obras do CTT
Marataízes deu início esta semana às obras de construção de seu Centro de Tratamento ao Toxicômano, uma iniciativa que pretende colocar o balneário entre os municípios referências no atendimento a dependência de drogas no Espírito Santo.
Marataízes inicia as obras do CTT
Foto: www.maratimba.com

A construção do Centro que faz parte da Política Estadual para a organização da Rede de Saúde Mental tem a finalidade de ampliar o acesso de usuários de drogas a serviços especializados, de modo que para concretizar tais objetivos, a Administração de Marataízes em parceria com o governo do Estado estão investindo algo em torno de R$ 1,2 milhões de reais na obra.

A intenção governamental é que durante o tratamento, os pacientes, além do atendimento medicamentoso, também participem de atividades terapêuticas, lúdicas, esportivas e de geração de renda.

Para tanto, os pacientes contarão com uma equipe interdisciplinar composta por médico clínico, psiquiatra, enfermeiros, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, professor de educação física, além de artesãos e técnicos.

A obra que está sendo erguida em terreno de aproximadamente quase mil metros quadrados, terá uma área construída superior a 600 m² e se situará ao lado do Ministério Público e atrás do Fórum.

De acordo com o prefeito de Marataízes, Dr. Jander Nunes Vidal, o CTT se insere em um eixo de atividades que visam fortalecer a Atenção Básica e de Média Complexidade de Saúde no município, de forma que além da construção do centro propriamente dito, Marataízes está investindo também na construção do Centro de Referência e Assistência social - CRAS e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS.

Risco social

Ainda de acordo com o prefeito, com a conclusão do CTT, do CRAS e do CREA, aliado a já construída Casa de Passagem, Marataízes passará a ter uma das mais completas estruturas sociais providas pelo poder público, integrando de forma harmônica e profissional, todas as etapas de atendimentos, ou seja, Marataízes estará capacitada a prevenir, reprimir e tratar as diversas situações de risco social presente nas comunidades.

Nesse sentido, o Centro de Referência e Assistência social – CRAS, será destinado aos usuários em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos. Os serviços e atividades visarão prioritariamente prevenir as situações de risco, reforçar o papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.

Já o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, atuará como uma unidade de serviços de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, cujos direitos já foram violados.

Por sua vez, a Casa de Passagem, já em atividade, é o espaço estatal construído para acolher provisoriamente crianças e adolescentes que não estejam em condições de permanecer junto a seus familiares.

Com essas obras, fecharemos um importante ciclo, no instante em que dotamos nossa cidade dos mecanismos próprios para atendimento em cada fase do problema, finaliza Jander Vidal.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir