Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-11-2010

Papa ordena 24 novos cardeais, incluindo um brasileiro
Dom Raymundo Assis recebe do Papa o chap�u que simboliza o sangue dos m�rtires
Papa ordena 24 novos cardeais, incluindo um brasileiro
Foto: AFP

CIDADE DO VATICANO � O Papa Bento XVI presidiu neste s�bado, na Bas�lica de S�o Pedro, no Vaticano, a cerim�nia solene de ordena��o de 24 novos cardeais, entre eles Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.

O pont�fice recordou aos novos cardeais, que receberam neste s�bado o t�tulo cardinal�cio, que na Igreja "ningu�m � patr�o" e que a autoridade "n�o � dom�nio e poder, e sim servi�o", durante a homilia solene pronunciada na bas�lica de S�o Pedro.

"Na Igreja ningu�m � patr�o", afirmou o Papa, antes de ressaltar que os novos "pr�ncipes da Igreja" passam a integrar o "coetus peculiaris", o grupo seleto "que d� sua colabora��o ass�dua e imediata" ao pont�fice.

Aos novos cardeais, entre eles Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), o Papa destacou que na Igreja "n�o � a l�gica do dom�nio nem a do poder a que reina, e sim a do servi�o, a de ajoelhar-se para lavar os p�s, a l�gica da Cruz, que � a base de todo exerc�cio de autoridade".

Em nome de todos os cardeais rec�m designados, o cardeal Angelo Amato recordou que eles se compremteram "ao extremo" a defender a f�, a paz e a liberdade da Igreja.

Bento XVI destacou na homilia a necessidade de "humildade" de todos os membros da institui��o, que segundo eles n�o est�o aqui para ser servidos, e sim para servir.

A lista dos novos cardeais inclui 20 com direito a voto no caso de conclave para a elei��o do sucessor do Papa. Quatro t�m mais de 80 anos.

Os novos "ministros" receberam o barrete vermelho cardinal�cio durante a cerim�nia.

Com as novas designa��es, o n�mero de cardeais chega a 203, dos quais apenas 121 t�m direito a voto em um eventual conclave pela morte do Papa, um a mais que o limite fixado pelo Papa Paulo VI e poucas vezes superado por Jo�o Paulo II.

Apesar de ter o maior n�mero de cat�licos no mundo (1,166 bilh�o de pessoas), a Am�rica Latina fica bem atr�s da Europa no n�mero de cardeais.

Dos 121 cardeais eleitores, 62 s�o europeus (25 italianos), 21 latino-americanos, 15 da Am�rica do Norte, 10 asi�ticos, 12 africanos e um da Oceania.

No domingo, em uma missa solene na pra�a de S�o Pedro, os novos "ministros" da Igreja receber�o o anel de ouro cardinal�cio.

O governo brasileiro foi representado na cerim�nia pelo assessor da presid�ncia da Rep�blica, Gilberto Carvalho.

Depois do terceiro Consist�rio de seu pontificado, Bento XVI ter� proclamado 50 dos 121 cardeais eleitores, contra 71 do antecessor Jo�o Paulo II.

Na sexta-feira, quase 150 cardeais de todo o mundo entero se reuniram com o pont�fice para falar sobre a resposta da Igreja aos casos de pedofilia.

Durante a reuni�o foram informados sobre um programa "eficaz e coordenado" que a Santa S� prepara para combater este grave problema que afeta a Igreja Cat�lica.

Papa ordena 24 novos cardeais, incluindo um brasileiro

Dom Raymundo Assis recebe do Papa o chap�u que simboliza o sangue dos m�rtires


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir