Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-11-2010

Laboratório funcionava como uma ‘mini-indústria do crack’
Maquinário apreendido em laboratório de produção de crack: liquidificador industrial, secadores e outros equipamentos
Laboratório funcionava como uma ‘mini-indústria do crack’
Foto: Marcelo Mora/G1

Marcelo Mora

O laboratório de produção de crack descoberto em uma residência localizada na Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, funcionava como uma "mini-indústria" deste tipo droga, segundo Marco Antonio de Paula Santos, diretor do Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil. O laboratório foi estourado nesta sexta-feira (19), depois de um mês e meio de investigações.

"Pela grande quantidade de crack que produzia e pelo maquinário que encontramos no local, como uma espécie de liquidificador, com quase um metro de altura, pode ser considerada como uma mini-indústria", disse Paula Santos. No local, a polícia apreendeu 300 kg de pasta-base da droga. "Só faltava secar e quebrar para ser distribuída", afirmou.

De acordo com o diretor do Denarc, o laboratório abastecia, com a sua produção, toda a Zona Leste da capital e a região conhecida como Cracolândia, no Centro. Cada 50 kg da droga são suficientes para produzir 60 mil pedras de crack, o equivale ao consumo de uma semana destas duas regiões. Desta forma, o total apreendido – 360 mil pedras de crack - era o suficiente para o abastecimento de seis semanas. "É muita coisa. Creio que haverá um desabastecimento desta droga nestas regiões nas próximas semanas, principalmente na Zona Leste", avaliou Paula Santos.

No local, foi preso um homem, de 28 anos, e apreendido um menor, de 14 anos. O suspeito não tem passagem pela polícia. Segundo Paula Santos, o pai do adolescente foi preso há três meses quando transportava grande quantidade de pasta-base. De acordo com o diretor do Denarc, as investigações para combater os maiores traficantes de crack do estado tiveram início há três meses e os investigadores souberam da existência do laboratório há um mês e meio.

"Há algum tempo estamos tentando descobrir os canais de fornecimento de crack e identificar os vendedores no atacado. Há um mês e meio que temos a informação que uma organização está abastecendo a Zona Leste e alguns pontos da região central, em particular a Cracolândia. Hoje, foi possível identificar esta casa, que não chama a atenção. Lá, tivemos de derrubar uma parede para chegar ao laboratório. Depois descobrimos que havia um mecanismo elétrico que acionava a abertura da porta", afirmou.

As investigações vão prosseguir para tentar identificar os fornecedores da droga bruta para ser transformada em crack, segundo Paula Santos.

Laboratório funcionava como uma ‘mini-indústria do crack’, diz polícia
Denarc apreendeu 300 kg da droga em residência na Zona Leste de SP.
Montante é suficiente para abastecer a região e a Cracolândia por 6 semanas.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir