Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-11-2010

Correa diz que Petrobras deixou de operar no Equador
Presidente do Equador, Rafael Correa
Correa diz que Petrobras deixou de operar no Equador
Foto: AFP

QUITO � O presidente do Equador, Rafael Correa, disse que a brasileira Petrobras deixou suas opera��es no pa�s por diverg�ncias com a nova modalidade de contrato e por problemas no Brasil, em raz�o de investimentos question�veis, segundo uma declara��o publicada nesta quarta-feira.

"Esta situa��o est� mais de acordo com a inconformidade com as novas regras do jogo, por problemas no pr�prio Brasil. A Petrobras est� sendo muito questionada por contratos ruins que fez e prefere ir embora", afirmou o presidente, citado pelo jornal on-line da Presid�ncia.

O Equador deu por terminados na ter�a-feira cinco conv�nios, dois deles com a estatal brasileira, enquanto oito acordos foram feitos, incluindo com a estatal chilena ENAP e a hispano-argentina Repsol-YPF, na conclus�o de um processo de renegocia��o com multinacionais.

No entanto, a Petrobras det�m uma participa��o de 11% no segundo maior oleoduto do pa�s, segundo uma fonte oficial.

O contrato de presta��o de servi�os, que substituiu o de participa��o, garante ao Estado o controle de 100% da produ��o e uma renda de 80%, em m�dia, em compara��o com os 18% que recebia no modelo anterior.

Em contrapartida, o governo pagar� uma tarifa que flutuar� entre 35 e 41 d�lares (para os acordos que, em alguns casos, ir�o at� 2025), e garantiu investimentos de 1,207 bilh�o de d�lares.

"A maior parte do rendimento do petr�leo deve ser dirigido aos donos do recurso, que s�o os equatorianos, � o princ�pio fundamental desta renegocia��o que teve muito sucesso, e os acordos aos quais chegamos s�o ben�ficos para o pa�s", disse o presidente.

"Todas, talvez as chinesas n�o, mas todas as petroleiras ganharam duas ou tr�s vezes o investimento realizado no pa�s, nenhuma perdeu dinheiro. N�o vamos permitir que continuem ganhando as quantidades de antes", acrescentou.

Entre as empresas com as quais foi alcan�ado um acordo (que representam 86% da produ��o privada) tamb�m aparecem as chinesas Andes Petroleum e PetroOriental, e a italiana ENI.

Correa diz que Petrobras deixou de operar no Equador por problemas no Brasil

Presidente do Equador, Rafael Correa


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir