Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2010

O artista da moto serra
Para muitos essa máquina manual com potente rolamento cortante simboliza a destruição através do corte de árvore de forma indiscriminada.
O artista da moto serra
Foto: José Rubens Brumana

O artesão conhecido como Genosil de 56 anos, morador de Marataízes, aproveita a habilidade com a moto serra para transformar a madeira em mesa, cadeira e jogos de decoração. "Todas as árvores são documentada através da prefeitura que libera o corte em ruas e logradouros, Dai, faço o aproveitamento", explicou que a cerca de um ano começou a usar a máquina em seus trabalhos artísticos.

Diz ainda que a melhor árvore para esse tipo de trabalho é a jaqueira, mas ressalta que usa mangueira, castanheira, eucalipto, casuariana, flamboyant.
"Tudo é feito de forma manual. Uso somente o encho (tipo de machadinha feita de mola de caminhão), para fazer o acabamento. Toda a forma e contorno faço na moto serra", assegura ainda que o corte deve ser feito com precisão e conhecimento da madeira pois qualquer vacilo a madeira racha e danifica a obra.

os preços variam de cem a oitocentos reais. O artista confeciona seus produtos num descampado próximo a Prefeitura de Marataízes. Os vizinhos estão encomodado com o som estridente da moto serra. " Estou trabalhando dentro da lei, não trabalho a noite. Esse som parece música para meus ouvidos" filosofou Genosil.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir