Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2010

Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é lembrado
O câncer de pele é causado normalmente pelos raios ultravioletas, que penetram na pele e causam o crescimento descontrolado das células.
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é lembrado
Foto: www.colegiomontevirgem.com.br

De acordo com o dermatologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Maurício Sato existem alguns tipos mais comuns da doença que podem ser percebidos. "A alteração da tonalidade de pele, o aparecimento de pintas escuras, marrons ou pretas e feridas que não cicatrizam podem ser os primeiros sinais da doença", alerta o médico.

Apesar de entre os tumores o melanoma ser o tipo mais grave, segundo pesquisa realizada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), o mais incidente neste ano no Brasil deverá ser o câncer de pele não-melanoma – com 120 mil novos casos. Ainda de acordo com a pesquisa, estima-se para 2010 que ocorram 489.270 tipos de casos de câncer de pele.

Para o dermatologista a doença se agrava principalmente no verão, isso se deve a falta de conscientização da população acerca dos riscos da exposição excessiva ao sol, que levou a um aumento de casos da doença nos últimos dez anos. "Criou-se uma falsa ideia de que o uso de filtro solar permite mais tempo de exposição ao sol, mas estudos mostram que a aplicação não tem sido feita corretamente, o que torna essa exposição um perigo para a pele", alerta.

Filtro solar

A recomendação é que seja sempre usado o filtro solar de, no mínimo, FPS 15. O produto deve ser aplicado cerca de 2mg/cm², ou seja, uma camada necessária para cobrir a região, sem economia. Deve-se lembrar de passar o produto sempre com, pelo menos, 30 minutos antes da exposição solar e ser reaplicado a cada duas horas. "Estudos mostram que a média utilizada pela população é de 0,5mg/cm², o que é insuficiente", observa Dr. Maurício.

Para os fãs do bronzeado, é preciso mudar os conceitos. Bronzeadores não são recomendados, pois contêm fator de proteção solar inferior a 15 e não protegem a pele da radiação. O bronzeamento artificial feito com as câmaras está na lista de fatores que comprovadamente provocam câncer de pele e o uso está proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em algumas regiões do país.

Crianças

O cuidado deve ser maior com as crianças. Elas precisam estar bem protegidas e informadas sobre os riscos da exposição solar. Além do filtro bem aplicado, devem, sempre que possível, ficar na sombra e utilizar chapéus e camisetas. "Já foi constatada menor incidência de câncer de pele em pessoas com menos exposição solar na infância", comenta. Dr. Sato lembra ainda que proteger-se do sol, além de prevenir o câncer de pele, também impede o envelhecimento precoce, mantendo a pele bonita e jovem por mais tempo.

Fonte: www.paranashop.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir