Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2010

PF procura 41 suspeitos de tráfico em 5 Estados e no Paraguai
A Polícia Federal em Caxias do Sul (RS) deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Matriz para cumprir 41 mandados de prisão preventiva em cinco Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e também no Para
PF procura 41 suspeitos de tráfico em 5 Estados e no Paraguai
Foto: noticias.terra.com.br

De acordo com a polícia, a distribuição era comandada de dentro de um presídio paraguaio por um dos maiores traficantes brasileiros. A droga era transportada do Paraguai por via rodoviária, escondida em veículos, ou em pequenos aviões, que arremessavam os pacotes de cocaína para serem recolhidos por outros traficantes ligados ao grupo. Um desses lançamentos foi interceptado pela Polícia Federal na região de Uruguaiana, em 22 de julho deste ano, ocasião em que foram apreendidos 61 kg da droga jogados de uma aeronave paraguaia.

As investigações começaram há cerca de dois anos e tiveram a cooperação da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. Neste período, a polícia descobriu que um traficante brasileiro preso no Paraguai era o articulador do envio mensal de meia tonelada de pasta base de cocaína para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de grande quantidade para outros Estados. Esse traficante, segundo a polícia, cumpre pena por lavagem de dinheiro, no presídio nacional de Tucumbu, em Assunção, no Paraguai. Foi preso pela Polícia Federal brasileira em 1994 no Balneário Camboriú (SC), por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O governo brasileiro já solicitou a sua extradição, que deverá ser reforçada com novo mandado de prisão expedido no âmbito da Operação Matriz. Também há informações de que o traficante tenha mandado executar um de seus desafetos, em homicídio ocorrido em São Leopoldo, em 10 de julho deste ano.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir