Categoria Educação  Noticia Atualizada em 26-11-2010

Professores apontam o que deve ser cobrado no vestibular da Fuvest
Prova da primeira fase será aplicada neste domingo (28). Confira comentários dos educadores em cada disciplina.
Professores apontam o que deve ser cobrado no vestibular da Fuvest
Foto: /linkkando.com

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, aplica a prova da primeira fase do vestibular neste domingo (28).

Há 132.993 inscritos. Deste total, 122.177 são candidatos e 10.816 são treineiros, de acordo com a fundação. Entre os inscritos, 54.445 escolheram a área de humanas, 36.674 optaram por exatas e 41.874 concorrem a cursos de biológicas.

Neste vestibular, a Fuvest oferece 10.652 vagas na USP e 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Os professores Muhamad Rosa S. Sugui Neto e Rita de Cássia Lasselva do Colégio Marista Arquidiocesano desaconselham os candidatos a estudar de madrugada, nos dias que antecedem as provas. "É fundamental estar em plena condição física e emocional. Lazer e família são fundamentais nesse momento, mas sem exageros."

Abaixo, confira os comentários dos professores do cursinho Etapa e do Colégio Marista Arquidiocesano sobre o que pode aparecer nesta primeira fase do vestibular. Acompanhe:

Português
Segundo a professora Célia Passoni, do Etapa, das 16 questões da prova de português, dez envolvem textos, geralmente simples e curtos, voltados para interpretação e análise dos textos, semântica, estilística (figuras de linguagem) e gramática aplicada. Haverá, ainda, segundo ela, uma questão específica de gramática normativa, geralmente de concordância, e cinco questões das obras de leitura obrigatória.

Para Silvio Bedani, do Colégio Marista, a Fuvest não costuma surpreender em português. "Podemos contar com o mesmo cardápio de outros anos: várias questões de interpretação de texto e algumas de literatura, relacionando e comparando os livros da lista", afirma. Segundo ele, o aluno deverá demonstrar capacidade de leitura, tanto ao compreender trechos de crônicas, artigos de opinião, anúncios publicitários e outros gêneros textuais, como também ao integrar características de duas ou mais obras das leituras obrigatórias.


Matemática
Em matemática, segundo Marcelo Dias Camargo, do Etapa, dentre os assuntos mais recorrentes destacam-se geometria plana, geometria espacial, análise combinatória e probabilidades e porcentagens/juros.

Os professores Muhamad Rosa Sugui Neto e Rita de Cássia Laselva, do Marista, disseram que as questões interdisciplinares envolvem, principalmente, o raciocínio lógico aplicado, por exemplo, a: proporcionalidade entre grandezas, a fenômenos exponenciais (logaritmos), a conceitos básicos de geometria plana e/ou espacial, ou ainda, a sequências numéricas. "Em geral, a prova apresenta pelo menos duas questões de resolução simples e direta exigindo, principalmente a atenção do candidato na leitura da questão (quesito básico para qualquer questão). Normalmente, as questões da primeira fase não apresentam muito desenvolvimento algébrico, o que não quer dizer que sejam fáceis. Exigirão que o aluno tenha treinado e se dedicado ao longo dos anos anteriores."

Química
Édison Camargo, professor do Etapa, elenca os temas que mais costumam ser cobrados nesta disciplina: estrutura da matéria, cálculos químicos proporcionais, gases, química ambiental, equilíbrios químicos e cinética química, termoquímica, eletroquímica, bioquímica, química orgânica e soluções e suas características e propriedades

Física
Em física, Marcelo Monte Forte da Fonseca, do Etapa, diz que os assuntos mais cobrados são: os movimentos uniforme e uniformemente variados, as leis de Newton, conservação da energia e da quantidade de movimento, calorimetria, reflexão e refração, ondulatória básica, circuitos elétricos simples, força e campo elétrico e o magnetismo. Temas como indução eletromagnética, gases, lentes e espelhos esféricos, estática e empuxo, aparecem eventualmente, segundo Fonseca.

O professor Celso Miranda Jr, do Colégio Marista Arquidiocesano, afirma que espera uma prova bem elaborada com questões contextualizadas e de enunciados curtos e bem escritos. "A predominância da mecânica é de se esperar. Ressalto que deve aparecer pelo menos uma questão de eletrodinâmica, já que na prova de 2010 esse assunto não esteve presente", diz.

Biologia
Em biologia, Ângelo Pavone do Etapa, afirma que os temas mais prováveis de serem exigidos são:
- Citologia: estrutura celular, respiração celular, divisão celular (mitose, meiose), código genético;
- Genética: 1ª e 2ª leis de Mendel, grupos sanguíneos, herança do sexo, interação gênica, mutações;
- Ecologia: cadeia e teia alimentar, ciclos do C e N, relações ecológicas, poluição;
- Zoofisiologia: parasitoses (protozoários, vermes, fungos, bactérias, vírus), artrópodes (insetos), vertebrados (anatomia comparada), anatomia e fisiologia humana (digestório, respiratório, circulatório, hormônios);
- Evolução: Darwin (seleção natural);
- Botânica: fotossíntese, condução de seiva, transpiração, flor e fruto, hormônios vegetais, ciclos reprodutivos dos vegetais.

Os professores Edmari Cristina Paulino e Ricardo Queiroz, do Marista, aconselham os estudantes a tentar relacionar o conteúdo aprendido com os acontecimentos do ano. "Por exemplo, em ecologia, se preocupar com as questões ambientais (aquecimento global, desmatamento na Amazônia e o plantio de soja, vazamento de petróleo, pré-sal etc). É importante se atentar também às grandes descobertas na área da saúde, relacionando-as com a biotecnologia e prevenções de doenças."

História
Em história, Antonio Carlos da Costa Ramos, do Etapa, diz que o conteúdo não é vasto e não é possível determinar os temas mais recorrentes. Porém, segundo ele, é bom rever assuntos como:
- História do Brasil: Movimentos sociais na República Velha, Governo Vargas, Governo Juscelino e Período Militar
- História Geral: Colonialismo do século XIX, Descolonização da África e Ásia , Guerra Fria e Nova Ordem Mundial.

Inglês
O professor Alahkin de Barros Filho, do Etapa, diz que a Fuvest privilegia questões de interpretação de textos. "Nos últimos anos, todas as alternativas têm sido em português. Outro detalhe: 90% das questões são pontuais, isto é, o aluno encontra a resposta em uma ou duas linhas do texto. As fontes mais usadas pela Fuvest nos últimos exames são: The Economist, New York Times, New Scientist e Scientific American", adianta.

Geografia
O professor Edson Luis Figueiredo, do Marista, afirma que os estudantes devem dar uma atenção especial à localização e distribuição dos fenômenos e eventos estudados pelo espaço brasileiro e mundial. "As provas de geografia cobram muito a leitura de mapas e representações referentes aos mais diversos assuntos", diz.

Dentre os temas clássicos, Figueiredo destaca: dinâmica e estruturas demográficas; urbanização; questão agrária; industrialização; fontes de energia; principais biomas do Brasil e do mundo e os grandes problemas ambientais.

Segundo ele, as provas também tendem a explorar alguns eventos recentes cuja compreensão envolve inúmeros conhecimentos geográficos: o vazamento de petróleo no Golfo do México; os 50 anos de Brasília; os terremotos no Haiti e no Chile; a crise na Grécia; a mudança na idade das aposentadorias na França; a violência na fronteira do México com os EUA; o censo no Brasil e suas projeções; o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza; a libertação de presos políticos em Cuba; a herança do apartheid na África do SUl ; o referendo acerca do fuso horário do Acre e o impasse entre a Argentina e governo Britânico pelo controle das Ilhas Malvinas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir