Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 26-11-2010

Assoreamento do Rio Itapemirim preocupa ambientalistas.
O Rio Itapemirim que nasce no Parque do Caparaó entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, medindo cerca de 230 quilometros até sua foz localizada no balneário de Barra do Itapemirim, em Marataízes, foi o responsável pela colonização do sul do Est
Assoreamento do Rio Itapemirim preocupa ambientalistas.
Foto: José Rubens Brumana

Por ele subia os produtos manufaturados das capitais e descia o café e cana de açucar para os mercados compradores. Devido o tipo de agricultura praticado em seu percurso, principalmente em Itapemirim, a cana de açucar, foi vendo suas matas ciliares desaparecendo e agilizando a erosão.

Com isso se presencia desbarranqueamento das suas margens a todo momento e já existem trechos que seu alargamento é preocupante. Existem ocasiões que se atravessa com água no tornozelo o antes caudaloso manancial.

A ambientalista Ivilsi Soares Azevedo propõem uma política voltada para a recomposição das matas ciliares."Sem as matas a tendência é a sua morte, lenta e gradual". Um grupo de ambientalista partiu do discurso para a prática. Liderado pelo web master Adriano Pereira plantaram centenas de árvores nativas e frutíferas às margens do Itapemirim , num trecho conhecido como Cabral.

" Fizemos a nossa parte. Se as autoridades constituidas não formularem ações preservacionistas urgentes no Rio Itapemirim, o futuro do manancial é preocupante" ressaltou Adriano.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir