Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-11-2010

TJ-RJ afasta advogados do caso Bruno por desrespeitarem prazos
Advogado �rcio Quaresma n�o defende mais goleiro Bruno
TJ-RJ afasta advogados do caso Bruno por desrespeitarem prazos
Foto: Renato Cobucci/Futura Press

O Tribunal de Justi�a (TJ) do Rio afastou do processo de les�o corporal e sequestro da estudante Eliza Samudio os advogados do ex-goleiro do Flamengo Bruno e seu amigo Luiz Henrique Rom�o, o Macarr�o, na ter�a-feira. O motivo, segundo o TJ, foi a falta de respeito ao prazo de cinco dias para a apresenta��o da apela��o final dos defensores. A decis�o vale para os advogados �rcio Quaresma, Claudin�ia Carla Calabund, M�rcio Carvalho de S� e Ant�nio Jos� da Silva Malhano, condenados ainda a pagar multa de 10 sal�rios m�nimo cada um.

Um dos advogados dos r�us retirou os autos de cart�rio no dia 20 de outubro e os devolveu no dia 19 de novembro, sem explica��es para a demora, o que representa, de acordo com o TJ, abandono de causa. Os acusados ser�o intimados a apresentar nova defesa em cinco dias.

Eliza teria sido espancada e levada do Rio de Janeiro para um s�tio de Bruno em Minas Gerais, onde teria sido morta em junho. O processo de les�o corporal e sequestro de Eliza corre no Rio, enquanto o de sua suposta morte � julgado em Minas.

Bruno trocou de advogado na tarde de segunda-feira. Cl�udio Dalledone Jr. � o novo defensor do atleta, substituto de Quaresma, que responde a um procedimento disciplinar depois de ser flagrado em um v�deo onde fumava crack. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Minas divulgou o julgamento do ex-advogado de Bruno para o dia 30 de novembro. O advogado � acusado por familiares do atleta a amea��-lo para que n�o trocasse de defensor.

Para o novo advogado do goleiro, a decis�o do TJ "n�o interfere em nada" no processo. Dalledone disse que vai apresentar a defesa dentro de cinco dias.

O caso
Eliza desapareceu no dia 4 de junho, quando teria sa�do do Rio de Janeiro para Minas Gerais a convite de Bruno. No ano passado, a estudante paranaense j� havia procurado a pol�cia para dizer que estava gr�vida do goleiro e que ele a agrediu para que ela tomasse rem�dios abortivos. Ap�s o nascimento da crian�a, Eliza acionou a Justi�a para pedir o reconhecimento da paternidade de Bruno.

No dia 24 de junho, a pol�cia recebeu den�ncias an�nimas dizendo que Eliza havia sido espancada por Bruno e dois amigos dele at� a morte no s�tio de propriedade do jogador, localizado em Esmeraldas, na Grande Belo Horizonte. Na noite do dia 25 de junho, a pol�cia foi ao local e recebeu a informa��o de que o beb� apontado como filho do atleta, de 4 meses, estava l�. A atual mulher do goleiro, Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, negou a presen�a da crian�a na propriedade. No entanto, durante depoimento, um dos amigos de Bruno afirmou que havia entregado o menino na casa de uma adolescente no bairro Liberdade, em Ribeir�o das Neves, onde foi encontrado.

Enquanto a pol�cia fazia buscas ao corpo de Eliza seguindo den�ncias an�nimas, em entrevista a uma r�dio no dia 6 de julho, um motorista de �nibus disse que seu sobrinho participou do crime e contou em detalhes como Eliza foi assassinada. O menor citado pelo motorista foi apreendido na casa de Bruno no Rio. Ele � primo do goleiro e, em dois depoimentos, admitiu participa��o no crime. Segundo a pol�cia, o jovem de 17 anos relatou que a ex-amante de Bruno foi levada do Rio para Minas, mantida em cativeiro e executada pelo ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como Bola ou Nen�m, que a estrangulou e esquartejou seu corpo. Ainda segundo o relato, o ex-policial jogou os restos mortais para seus c�es.

No dia seguinte, a mulher de Bruno foi presa. Ap�s serem considerados foragidos, o goleiro e seu amigo Luiz Henrique Rom�o, o Macarr�o, acusado de participar do crime, se entregaram � pol�cia. Pouco depois, Fl�vio Caetano de Ara�jo, Wemerson Marques de Souza, o Coxinha Elenilson Vitor da Silva e S�rgio Rosa Sales, outro primo de Bruno, tamb�m foram presos por envolvimento no crime. Todos negam participa��o e se recusaram a prestar depoimento � pol�cia, decidindo falar apenas em ju�zo.

No dia 30 de julho, a Pol�cia de Minas Gerais indiciou todos pelo sequestro e morte de Eliza, sendo que Bruno responder� como mandante e executor do crime. Al�m dos oito que foram presos inicialmente, a investiga��o apontou a participa��o da atual amante do goleiro, Fernanda Gomes Castro, que tamb�m foi indiciada e detida. O Minist�rio P�blico concordou com o relat�rio policial e ofereceu den�ncia � Justi�a, que aceitou e tornou r�us todos os envolvidos. O jovem de 17 anos, embora tenha negado em depoimentos posteriores ter visto a morte de Eliza, foi condenado no dia 9 de agosto pela participa��o no crime e cumprir� medida socioeducativa de interna��o por prazo indeterminado.

TJ-RJ afasta advogados do caso Bruno por desrespeitarem prazos

Advogado �rcio Quaresma n�o defende mais goleiro Bruno


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir