Categoria Policia  Noticia Atualizada em 30-11-2010

Complexo do Alemão vive rotina diferente após ocupação policial
A maioria das lojas abriu as portas e, aos poucos, os moradores retomam a rotina. O governador Sérgio Cabral disse que os militares vão continuar ocupando a área até a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora no ano que vem.
Complexo do Alemão vive rotina diferente após ocupação policial
Foto: exame.abril.com.br

No final do dia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, visitou a comunidade e tranquilizou os moradores. "Boa tarde, chegamos para não sair nunca mais, viu? Para sempre. Agora é para sempre", diz.

O comandante disse que a PM tem muito a fazer no Alemão, porque ainda há traficantes e armas nas favelas. "A inteligência nos indica, as investigações dão conta disso e as denúncias dos moradores confirmam nossas suspeitas", explica.

A brigada de paraquedistas do Exército continua patrulhando as principais entradas que levam ao conjunto de favelas. Moradores são revistados. Um homem foi detido porque se aproveitou da confusão de ontem para roubar eletrodomésticos da casa de um traficante que fugiu. Mas a noite foi a continuação de um dia mais tranquilo que o de ontem.

Na principal entrada para o conjunto de favelas do Alemão, há um trânsito bastante razoável
de pessoas e veículos. Até parece que a vida voltou ao normal.

O barbeiro Luiz Pires de Oliveira trabalhou até mais tarde para compensar o movimento fraco dos últimos dias. "Ontem eu não trabalhei, hoje eu tô trabalhando", afirma.

Os serviços também começam a voltar ao normal. O lixo que se acumulou nas ruas começa a ser recolhido. Em algumas áreas que estavam sem luz, a companhia de eletricidade conserta a rede.

O governador do estado anunciou que o Exército vai continuar ocupando a área até a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora no ano que vem. "Essa presença das forças dop Ministério da Defesa no Complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro dará a nós a garantia da permanência da nossa cronologia, e, na verdade, uma antecipação enorme de datas, de conquistas, em torno de seis, sete meses, do primeiro semestre de 2011 até a UPP ser instalada no complexo do Alemão e na Vila Cruzeiro", afirma Sérgio Cabral.

E como é que vai ser o amanhã? "Eu espero daqui para a frente um futuro melhor para eles. Nos já passamos, mas as crianças merecem um futuro melhor", diz um morador.



Fonte: www.jornalfloripa.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir