Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 30-11-2010

Novas regras para venda de antibióticos são cumpridas
Comércio será feito somente com a apresentação de receita médica em duas vias
Novas regras para venda de antibióticos são cumpridas
Foto: 3.bp.blogspot.com

Em vigor desde anteontem, a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regulamenta a venda de antibióticos somente com a apresentação de receita médica em duas vias, ainda não é cumprida por algumas farmácias da cidade. Um levantamento feito pela reportagem do CORREIO de Uberlândia, ontem, primeiro dia útil de aplicação da nova regra, mostrou que duas das dez farmácias procuradas venderiam o remédio sem a receita especial.

Durante o levantamento feito por telefone em farmácias de todas as regiões da cidade, a reportagem se passou por um paciente que queria comprar um antibiótico apenas com a receita comum, sem segunda via. Oito farmácias negaram a venda, citando a nova determinação da Anvisa.

Os dois estabelecimentos que admitiram vender com a receita comum alegaram que, deixando a receita retida na farmácia, não haveria necessidade de ter uma segunda via para o cliente. Um dos atendentes ainda afirmou que a lei só começará a ser cobrada daqui a quatro meses. "Vamos prestar conta à Anvisa a partir de abril, até lá basta ter a receita comum para que possamos ver que está tomando remédio com orientação médica", disse o atendente.

A Vigilância Sanitária Municipal (VSM) afirma que a nova regra será fiscalizada dentro do procedimento padrão de visitas às farmácias de Uberlândia e não haverá ações específicas. De acordo com Gilda Alves Correia, coordenadora da VSM, ao todo existem 14 agentes por conta de fiscalizar a área de medicamentos. Segundo ela, os fiscais visitam uma mesma farmácia por até cinco vezes.

Com a determinação, a Anvisa espera evitar o consumo indiscriminado de antibióticos. A multa para a venda irregular de antibióticos pode variar de R$ 1,2 mil a R$ 895,5 mil.


Fonte: www.correiodeuberlandia.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir