Categoria Educação  Noticia Atualizada em 30-11-2010

Estudantes de escola estadual visitam prefeitura para conhecer os quadros imperiais
Na manhã desta terça-feira, cerca de 30 estudantes estiveram na sede da Prefeitura Municipal de Itapemirim para conhecer duas obras de arte que fazem parte da história do Município, os quadros imperiais que retratam o imperador Dom Pedro II e a Imperatriz
Estudantes de escola estadual visitam prefeitura para conhecer os quadros imperiais
Foto: Aline Souza

Encantada com a beleza das pinturas Janaína Ferreira, de 11 anos, relata a emoção de ver obras tão importantes. "Eu sempre gostei muito de ver essas coisas que fazem parte da identidade da minha cidade. Eu sabia da existência dos quadros através dos meus pais, mas não imaginava que eram tão bonitos," enfatizou a estudante.

O projeto de visitação é uma iniciativa da Escola Estadual "Washington Pinheiro Meirelles" que visa levar estudantes das quintas séries, dos turnos matutino e vespertino, para conhecerem melhor parte da realidade geográfica e histórica de seu município.

Dentre os lugares visitados estão: Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, Escola Municipal Narciso Araújo, Praça Domingos José Martins, Praça Barão de Itapemirim, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal (onde se encontram os quadros imperiais), alguns casarios antigos, e para analisar o clima e relevo da região o grupo visitou o Bairro Rosa Meirelles.


Quadros Imperiais: Patrimônio Artístico-Cultural
Duas obras de arte do século XIX fazem parte da história do Município de Itapemirim. São os dois quadros, um do imperador Dom Pedro II e outro de sua esposa a imperatriz Tereza Cristina, obras do pintor português, Antônio Cavalheiro D’ Almeida, pintados em 1852, pertenceram ao Barão de Itapemirim, e foi doado por Joaquim Marcelino da Silva para a Câmara Municipal.











    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir