Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 01-12-2010

Coreia do Sul coloca mísseis terra-ar na ilha de Yeonpyeong
Soldado norte-coreano faz patrulha em uma ilha no meio do rio Yalu, próximo à fronteira entre as duas Coreias
Coreia do Sul coloca mísseis terra-ar na ilha de Yeonpyeong
Foto: noticias.terra.com.br

O Exército da Coreia do Sul colocou mísseis terra-ar na ilha de Yeonpyeong, que fica na fronteira com a Coreia do Norte, atacada em 23 de novembro pela artilharia do país vizinho, como parte de seu plano para aumentar a defesa nas ilhas do Mar Amarelo (Mar Ocidental).

Fontes militares sul-coreanas informaram à agência local Yonhap que Yeonpyeong já conta com mísseis antiaéreos de alcance de 10 quilômetros.

No início da semana passada, a Coreia do Norte lançou 170 projéteis em direção a Yeonpyeong e matou dois civis e dois militares, enquanto as posições sul-coreanas na ilha responderam com 80 rodadas de obuses.

Políticos sul-coreanos criticaram que passaram 13 minutos até que o Exército respondesse aos primeiros obuses norte-coreanos e que a reação não teve a contundência necessária.

A Coreia do Sul já colocou 12 baterias K-9, com capacidade para lançar obuses de 155 milímetros, e desdobrou um sistema de lançamento múltiplo de mísseis de 130 milímetros (MLRS, em sua sigla em inglês) para reforçar sua capacidade de resposta rápida diante de uma nova provocação norte-coreana.

O Ministério de Defesa sul-coreano considera instalar em Yeonpyeong, rumo a 2012, mísseis israelenses com alcance de 250 quilômetros, o que permitiria alcançar alvos na Coreia do Norte, incluindo a residência do líder norte-coreano, Kim Jong-il, em Pyongyang.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir