Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 02-12-2010

Neve deixa 4500 passageiros retidos
Fecho de aeroportos na Europa cancela 23 voos em Lisboa, Porto e Faro. Temperaturas voltam a cair hoje
Neve deixa 4500 passageiros retidos
Foto: dn.sapo.pt

Cerca de 4500 passageiros ficaram ontem retidos em Portugal devido ao encerramento de vários aeroportos europeus. A culpa é das más condições meteorológicas e da queda de neve que fechou as ligações aéreas para aeroportos como o de Gatwick, em Londres, ou o de Genebra, na Suíça.

Até às 20.00 de ontem tinham sido canceladas 23 partidas dos aeroportos nacionais por causa do fecho de aeroportos como o de Gatwick, ou o de Genebra ou de Lyon (França) devido aos fortes nevões. O Porto, com 13 ligações canceladas ao longo do dia, foi o mais afectado, seguido pelo de Lisboa, onde ficaram por fazer cinco voos. A estas ligações juntam-se ainda 22 voos que tinham como destino final Portugal e que acabaram por não se realizar.

No Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, cerca de 2600 passageiros viram as suas viagens canceladas. No balcão de atendimento da Easyjet, dezenas de pessoas formavam filas tentando encontrar uma alternativa para o voo cancelado.

Marco Gonçalves viu o seu voo das 09.00 para Genebra cancelado. "Comecei por alterar o meu voo para Lyon, mas depois este também foi cancelado", explicava este passageiro, criticando o facto de a Easyjet não assegurar o pagamento de qualquer despesa. "Dizem que não têm culpa, que é do mau tempo", explicou.

Tal como Marco, também Vítor Lacerda procurou usar a alterna- tiva de Lyon para viajar, mesmo tendo de pagar do seu bolso a viagem de comboio entre a cidade francesa e a suíça. "Estou de férias até terça-feira, mas tenho lá o bebé e a minha mulher à espera", lamentava este emigrante português que só amanhã tem voo para Genebra.

Em Portugal a neve continuou a cair durante o dia de ontem, sobretudo no interior norte e centro, cortando estradas. E hoje os termómetros voltam a descer. A pouca chuva prevista pode transformar-se em neve a partir dos 200 metros de altitude fazendo aumentar os perigos de circulação na estrada devido à formação de gelo. Uma previsão que afecta todo o Norte do País fazendo lembrar outros nevões.

"As pessoas têm a memória curta, mas até à década de 60 estes nevões eram habituais", conta Mário Marques. O geógrafo, um dos administradores do sítio meteoiberia e que faz o seguimento da meteorologia, recorda que "há registos frequentes de neve a norte do Mondego, mesmo junto ao litoral". Nos próximos dias haverá "mais frio e menor precipitação, a norte do rio Mondego".

Segundo este especialista, hoje e amanhã "é expectável que neve em todo o Norte a altitudes superiores aos 200 metros, que são generalizados a norte do Mondego". Desde segunda-feira que o País é "afectado por um fluxo de anticiclone, localizado na Gronelândia, que só deve terminar no próximo fim-de-semana", frisa o especialista. O que não implica o fim do mau tempo. "A partir de domingo haverá aguaceiros fortes que serão intensos no arquipélago dos Açores", avisa o geógrafo, também especialista em riscos naturais.

Ontem mais de três dezenas de estradas mantiveram-se encerradas e os acessos à serra da Estrela, que estiveram temporariamente desbloqueados, voltaram a fechar a meio da tarde. A GNR reconheceu mesmo "um acréscimo significativo" do número de estradas cortadas. A Guarda, com dez cortadas, era o distrito mais afectado, seguindo-se Viseu e Vila Real, com sete estradas encerradas cada.

Fonte: dn.sapo.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir