Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2010

Ataque de Seul não danifica baterias norte-coreanas
Soldado sul-coreano monta guarda em um posto de Cheorwon, perto da fronteira entre as duas Coreias
Ataque de Seul não danifica baterias norte-coreanas
Foto: noticias.terra.com.br

As posições de artilharia norte-coreanas não sofreram danos visíveis na troca de tiros com Coreia do Sul em 23 de novembro sobre a ilha de Yeonpyeong, indicam as imagens de satélite divulgadas nesta quinta-feira em Seul.

Pelos dados divulgados nesta quinta-feira feitos três dias depois do ataque pelo serviço de Satélite DigitalGlobe e publicados pelo grupo americano de estudo Stratfor.

As imagens mostram 14 crateras dispersas em uma área atrás de uma aparente linha de posições norte-coreana, sem que esta sofresse impacto direto algum.

Quatro pessoas morreram na ilha sul-coreana de Yeonpyeong pelo ataque de artilharia da Coreia do Norte, que foi respondido por forças da Coreia do Sul.

Segundo a análise de Stratfor, "não está claro que o contra-ataque sul-coreano foi suficientemente rápido e efetivo".

A Junta do Estado-Maior Conjunto disse após a troca de tiros que a Coreia do Norte havia sofrido graves danos pela resposta sul-coreana ao bombardeio.

O Exército sul-coreano garantiu ter respondido com 80 rodadas de obuses a partir de Yeonpyeong aos 170 projéteis lançados do litoral da norte-coreana, a apenas 13 quilômetros de distância.

Nesta quinta-feira, dois legisladores da formação governante na Coreia do Sul, o Grande Partido Nacional (GPN), indicaram que as forças do regime comunista norte-coreano sofreram danos aparentes, apesar do que mostram as imagens de satélite.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir