Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2010

Lula agradece a Cabral por ocupação ao Complexo do Alemão
Presidente fez a declaração durante cerimônia no Theatro Municipal do Rio
Lula agradece a Cabral por ocupação ao Complexo do Alemão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pela ocupação do Complexo do Alemão pelas forças de segurança durante a cerimônia de entrega da 16ª Ordem do Mérito Cultural, no Theatro Municipal, na noite desta quinta-feira (2).

- Obrigado por não negociar por aqueles que não merecem a complacência do Estado.

Lula também agradeceu ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, pela "capacidade extraordinária de mostrar que é possível recuperar a cidade do Rio e Janeiro e de recuperar o orgulho dos cariocas".

Muito aplaudido desde a chegada e durante vários momentos da cerimônia, o presidente desistiu de ler o discurso que havia preparado e improvisou. Lula agradeceu ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, elogiou a cenógrafa Bia Lessa e citou algumas "saias-justas" que enfrentou como presidente.

Lula comentou o desconforto que sentiu em seu primeiro compromisso internacional como presidente do Brasil, ao lado de líderes do G-8, grupo que reúne os países mais industrializados do mundo, mais a Rússia, em uma reunião de cúpula, em 2003.

Segundo o presidente, na época, ele estranhou o fato de todos os líderes presentes se levantarem de suas cadeiras com a entrada do então presidente dos Estados Unidos, George Bush.

- Estava em uma mesa com o Celso Amorim, quando entrou o Bush, quase em um passe de mágica, todos levantaram. Peguei na mão do Celso e falei, ‘nós não vamos levantar‘. Não era orgulho, mas quando entrei, ninguém levantou. Bush humildemente veio até nós e nos cumprimentou igualzinho os outros. Valeu a pena não se rebaixar.

O presidente citou ainda o "desconforto" que sentiu na ocasião ao não conseguir se comunicar com os demais líderes por não falar inglês.

- Estava eu lá em pé, sem falar uma única palavra. Parecia um bicho estranho. Me dei conta de que eu era o único diferente ali. Isso porque vim de um mundo em que eles não viveram. Pensei: ‘sabe de uma coisa? Vou ser mais eu‘. Daí eu botei aquele interfone no ouvido, falei grosso. A imprensa brasileira se preocupava que eu não falava inglês e não poderia governar o Brasil. Depois disso, pensei: ‘pronto, não precisa falar inglês para governar o Brasil’ .

Em seguida, o presidente agradeceu "do fundo do coração" o fato de ter tido Juca Ferreira à frente do Ministério da Cultura, em seu segundo mandato e lamentou a ausência da presidente eleita, Dilma Rousseff, que não pôde ouvir os gritos de artistas, intelectuais e diversas personalidades ligadas à cultura que pediam "fica, Juca".

Lula lembrou ainda o tempo em que acordava "às seis da manhã" e ouvia o Tinoco, um dos agraciados com a homenagem do Ministério da Cultura, cantar "a verdadeira música caipira brasileira" e disse ter ficado muito emocionado com o espetáculo criado por Bia Lessa.

Imagens projetadas no palco mostravam diversas manifestações culturais do país, mescladas com frases de Darcy Ribeiro, homenageado desta edição do prêmio, além de músicas tradicionais do cancioneiro popular e outras nem tanto, como o funk que acompanhou imagens que mostravam favelas cariocas. Os premiados apareciam em meio a imagens projetadas no palco.

- Quero agradecer a Bia, dar um beijo nela. Há muito tempo não me emocionava como hoje e não via um espetáculo tão bonito. O que vocês conseguiram mostrar é que vale a pena ter orgulho de ser brasileiro, não é Juquinha? Nenhum povo consegue vencer se não acreditar em si próprio.

A 16ª Ordem do Mérito Cultural é uma homenagem do Ministério da Cultura a pessoas, grupos, instituições ou movimentos pela contribuição com a cultura do país. Entre os 40 escolhidos, havia nomes como Hermeto Pascoal, Glória Pires, Candido Mendes, Demônios da Garoa, Denise Stoklos, Gal Costa, Ítalo Rossi, Leonardo Boff, Tinoco, Jaguar, entre outros.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir