Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-12-2010

Portugal vende 900 mil "Magalhães" na Argentina
Cavaco Silva e José Sócrates vão estar juntos na Cimeira Ibero-Americana. Negócios novamente na bagagem do Governo
Portugal vende 900 mil
Foto: dn.sapo.pt

Portugal deverá exportar para a Argentina ainda este ano até 900 mil computadores Magalhães. Fonte do Governo avançou ao DN que no dia 15 deste mês vão ser anunciados os resultados de um concurso para o fornecimento de computadores à Argentina. De acordo com a mesma fonte, um consórcio liderado pela portuguesa JP Sá Couto é o que está mais bem posicionado para vencer este concurso.

A aposta em novos mercados e a diplomacia económica são, aliás, o foco principal da atenção do Governo nesta viagem de dois dias à Argentina. Mais do que participar na Cimeira Ibero-Americana, que se realiza a partir de hoje em Mar del Plata, José Sócrates estará empenhado nos encontros bilaterais que manterá com a Presidente Cristina Kirchner e o líder do México. "Depois do Brasil e da Venezuela, esta viagem visa iniciar uma nova fase das relações económicas e comerciais com a América Latina", adianta fonte do Executivo.

O encontro com a Chefe do Estado argentina está marcado para amanhã e visa, sobretudo, analisar a forma de expandir a presença de empresas portuguesas nos mercados latino-americanos. Fonte governamental sublinha o facto de, no que respeita à Argentina, várias empresas portuguesas disporem de "larga experiência" em sectores como as tecnologias de informação, as obras públicas e os transportes, o turismo e as telecomu-nicações, o que lhes permitirá beneficiar das "oportunidades" que este mercado tem para oferecer. A operar na Argentina há um grupo de empresas nacionais considerado relevante: a Sogrape, a Efacec, o Grupo SAG - João Pereira Coutinho, assim como os grupos Pestana e Imocon.

A crise económica e financeira não ficará à porta da XX Cimeira Ibero--Americana, que começa hoje em Mar del Plata, sob o lema da educação. Fontes diplomáticas adiantaram ao DN que é muito provável que, na fase em que os chefes de Estado e de Governo se reúnem à porta fechada durante o dia de amanhã, o assunto seja objecto de discussão. Foi, aliás, por causa de um novo conjunto de medidas de austeridade, que incluem a privatização de aeroportos e lotarias, e cortes adicionais nos apoios sociais, que José Luis Zapatero decidiu cancelar a sua presença na cimeira da Argentina, para presidir ao Conselho de Ministros extraordinário que, hoje, aprovará este novo pacote.

Ao contrário do "amigo" espanhol, José Sócrates chega hoje a Mar del Plata para participar na reunião juntamente com o Presidente da República. O primeiro- -ministro viajou de Frankfurt, onde visitou a Feira Internacional das Empresas de Moldes, que conta com a presença de vários empresários portugueses. Apesar de na mesma cidade alemã ter decorrido uma reunião do BCE, com a presença de Jean-Claude Trichet e Vítor Constâncio, fonte do Gabinete de Sócrates assegurou ao DN que o primeiro-ministro não se encontrou com os responsáveis do BCE, o que, aliás, "nunca esteve previsto". Cavaco Silva fará duas intervenções de fundo, a primeira logo na abertura, na qualidade de anfitrião da última cimeira, que se realizou em 2009 no Estoril.

Fonte: dn.sapo.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir