Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2010

Seul responderá com ataques aéreos em caso de novas agressões
Um caça decola de um porta-aviões sul-coreano no Mar Amarelo
Seul responderá com ataques aéreos em caso de novas agressões
Foto: AFP

SEUL — Seul responderá com ataques aéreos para "punir severamente o agressor" se Pyongyang lançar novos ataques militares, declarou o novo ministro sul-coreano da Defesa Kim Kwan-Jin, dez dias depois do bombardeio norte-coreano de uma ilha da Coreia do Sul.

"Sem nenhuma dúvida, utilizaremos a força aérea para responder", afirmou Kim Kwan-Jin, indagado durante uma sessão no Parlamento sobre como agiria em caso de um novo ataque norte-coreano.

Seul respondeu com disparos de mísseis ao bombardeio lançado pela Coreia do Norte contra a ilha de Yeonpyeong em 23 de novembro. O ataque norte-coreano provocou quatro mortos e o repúdio da comunidade internacional.

No dia do ataque, o governo de Seul declarou não ter reagido com bombardeios aéreos para evitar uma escalada. Mas sua resposta militar foi severamente criticada por uma parte da classe política e pela imprensa, que a considerou fraca demais.

O ministro da Defesa pediu demissão e foi substituído por Kim Kwan-Ji, que havia sido chefe do Estado Maior das forças armadas (2006-2008), conhecido por suas qualidades de comando e sua experiência em estratégia militar, depois de ter servido durante 40 anos no exército.

Nesta sexta-feira, Kim indicou que a Coreia do Sul exerceria seu direito à defesa e "puniria severamente o agressor, até que a fonte de hostilidade fosse eliminada".

No entanto, estimou que a probabilidade de uma verdadeira guerra entre as duas Coreias é limitada.

Seul responderá com ataques aéreos em caso de novas agressões de Pyongyang
Um caça decola de um porta-aviões sul-coreano no Mar Amarelo


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir