Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-12-2010

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE
De vez em quando desenterram algum problema social que vinha fazendo v�timas, mas n�o era levado a s�rio.
ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

At� que o assunto � assumido por alguma personalidade que chama a aten��o do p�blico para ele. Alguma ONG abra�a a causa, dando a ela credibilidade e uma carga emotiva. Costuma ent�o aparecer numa novela da rede Globo. A� sim, ganha o status de problema grave. Alguns anos depois, algum parlamentar resolve fazer um projeto de lei tramitar sobre a quest�o. E as coisas come�am aos poucos a mudar. Como cantou Lulu Santos, "com passos de formiga, sem vontade... Assim caminha a humanidade".

Foi assim com a viol�ncia dom�stica, que deu na Lei Maria da Penha. � assim com a homofobia, que ainda faz tantas v�timas, mas parece apenas o restinho do antigo preconceito e nada mais. A associa��o de �lcool e dire��o automobil�stica, por sua vez, j� fez o caminho v�rias vezes e ainda n�o conseguiu emplacar na categoria de absurdo completo � talvez quando o filho de um juiz ou de um pol�tico de renome morrer vitimado por um b�bado, as coisas comecem a ser corrigidas...

A viol�ncia escolar em geral � contra professores, entre colegas � aumenta assustadoramente e leva, todo ano, milhares de profissionais da educa��o simplesmente a desistirem da carreira por n�o mais suportarem o peso da situa��o. Tenho visitado algumas escolas e concordo que a situa��o � grave, caminhando para o fora de controle. Fica cada vez mais dif�cil desenvolver aprendizagem e amadurecimento emocional nos corredores das escolas, que est�o se infestando de drogas, armas, promiscuidade, �lcool, viol�ncia, depreda��o e desacato. Temo que daqui a algum tempo o Estado tenha que intervir para retomar o espa�o perdido para o crime nas escolas.

Todos nos lembramos do caso de Columbine, nos Estados Unidos, no panorama de todos os outros ataques homicidas em escolas por parte de alunos que sofriam humilha��es por parte de colegas, por anos a fio, sem interven��o alguma das autoridades. Come�a-se a falar sobre bullying, palavra inglesa que designa esse tipo de agress�o f�sica, moral e psicol�gica, sobretudo na escola.

� inadmiss�vel que um adolescente n�o consiga paz social suficiente para exercer seu direito de uma educa��o de qualidade. Muitos desistem de estudar ou adquirem dificuldades no aprendizado por causa daquela tortura camuflada de "brincadeira de mal gosto". Tudo isso pode virar depress�o, p�nico, s�ndrome nervosa, baixa autoestima, suic�dio. Como orientar o filho em caso de bullying? Alguns pais aconselham: aprenda a se defender. Mas n�o explicam como, com quem. Numa sociedade em que a �nica defesa poss�vel � o ataque, podem-se gerar in�meras columbines assim. Outros pais n�o se importam tanto, at� porque tamb�m praticam o bullying em fam�lia.

Tomara que o assunto entre logo na pauta dessa segunda d�cada do s�culo, para ser encaminhada alguma mudan�a no quadro.


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir