Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-12-2010

Na boa com a taboa
Naboa é um projeto realizado por artesãos de Anchieta que em quase dois anos e meio vem se consolidando como uma das maiores associações de artesãos do Estado.
Na boa com a taboa
Foto: José Rubens Brumana

São trinta e sete famílias que vivem através do uso sustentável da taboa vegetação nativa na região. São utilizado a taboa que é uma planta aquática muito abaundante em brejos, várzeas e lagoas. Em várias região é considerada uma praga de difícil extermínio.

No entanto a sua resistência e durabilidade chamam a atenção e a Associação dos Artesãos do Núcleo de Artesanato em taboa ( Naboa), vem consolidando seu uso para confeccionar bolsas, cestarias, luminárias, tapetes, banbdejas, castiçais.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento de Marataízes José Rubens Brumana e o diretor da pasta William Manhães (Bill) mantiveram contato com o SEBRAE e foram visitar e conhecer os trabalho confeccionados pelos artesãos anchietenses.

O diretor de Trabalho tratado por Bill, disse que essa é uma excelente oportunidade de formular um projeto para criar esse estrutura associativista em Marataízes. " Temos uma tradição em trabalho com taboa. Temos de levar novas técnicas e treinar outros artesãos para que possam gerar trabalho e renda para a população do interior.

A máteria prima é abundante em nosso município devido as inumeras lagoas existentes na região sul de Marataízes", salientou.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir