Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-12-2010

Tombini é aprovado pelo Senado p/ assumir presidência do BC
Brasília - A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta quarta o nome de Alexandre Tombini para a presidência do Banco Central após sabatina com o indicado.
Tombini é aprovado pelo Senado p/ assumir presidência do BC
Foto: odia.terra.com.br

Após ser nomeado pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, Tombini precisava da aprovação dos integrantes da comissão para poder assumir o cargo. Em votação secerta, o nome de Tombini foi aprovado por 22 votos favoráveis a um contrário.

Durante a sabatina realizada nesta terça, o futuro presidente do Bc afirmou que Dilma Rousseff lhe garantiu autonomia operacional e que ele firmou um compromisso de manter a meta da inflação em 4,5% para os próximos dois anos.

"Julgo importante ressaltar que o compromisso exigido pela presidente eleita, ao me convidar para presidir o BC, é de que essa instituição, sob a minha liderança, caso minha indicação seja aprovada por vossas excelências, persiga de forma incansável e intransigente o cumprimento da missão institucional de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda", disse.

Ainda segundo o futuro presidente, a estabilidade da moeda seria uma conquista da sociedade brasileira.

"A estabilidade do poder de compra de nossa moeda, o real, é uma conquista da sociedade brasileira, e sua manutenção é um desafio permanente, cuja responsabilidade recai sobre todo o governo, principalmente sobre o Banco Central", afirmou.

Tombini disse também que taxas de inflação altas têm efeitos prejudiciais à toda a economia, especialmente as camadas mais pobres. Segundo ele, o objetivo será manter a taxa baixa a longo prazo para que haja crescimento da economia.

"Não há exemplo de país que tenha experimentado período prolongado de crescimento com inflação alta.Pelo contrário, há evidências empíricas de que quanto mais elevada a inflação, também maior será o prejuízo para o crescimento e o nível de emprego por período prolongado", finalizou.

Fonte: odia.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir