Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 07-12-2010

COP-16: protesto mostra floresta destruída e animais atingidos
Manifestantes protestam durante a COP-16, em Cancún
COP-16: protesto mostra floresta destruída e animais atingidos
Foto: noticias.terra.com.br

Fantasiados de animais, ativistas de organizações não governamentais fizeram mais uma manifestação na 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16), em Cancún, no México. Na manhã desta terça-feira, a ideia foi mostrar danos ambientais nas florestas.

O cenário foi montado com representações de árvores cortadas, carvão e petróleo, no principal corredor da Cancunmesse, espaço da COP-16 que concentra os estandes das ONGs e dos países e por onde os participantes da conferência são obrigados a passar para pegar os ônibus que levam ao Moon Palace, hotel que é a principal sede do evento e onde são realizadas as principais discussões.

Além da performance dos manifestantes, o protesto também distribuiu um cartão postal que deveria ser enviado pelos participantes para seus familiares para divulgar o que os negociadores que trabalham na COP-16 deveriam garantir até o final do evento.

O cartão postal começa dizendo: "sei que você pensou que eu estava apenas tirando férias em Cancún, mas eu REALMENTE tenho algo a escrever sobre o que está acontecendo aqui". Em seguida, são listadas as resoluções que os manifestantes esperam que saiam da conferência.

Entre elas estão a criação de um fundo global justo que realmente beneficie aqueles que forem mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas e liberação do dinheiro prometido na COP-15 em Copenhague, "garantindo que esse dinheiro seja novo" e acrescente mais uma cifra ao que já foi prometido para ajudar os países em suas ações de redução de emissões e adaptação às mudanças climáticas.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir